Direitos Humanos

"O objetivo é deixar um legado" diz Coronel Bombeiro Camila Paiva sobre a luta dos direitos das mulheres em Alagoas

Camila Paiva foi entrevistada no programa Na Mira da Notícia para falar sobre o Dia Internacional das Mulheres e a luta dos direitos femininos no Estado de Alagoas

Por 7Segundos 08/03/2023 19h07
'O objetivo é deixar um legado' diz Coronel Bombeiro Camila Paiva sobre a luta dos direitos das mulheres em Alagoas
Camila Paiva usou as redes sociais para denunciar - Foto: Reprodução/ Instagram

Nesta quarta-feira (08) a Coronel Bombeiro Camila Paiva foi entrevistada no programa Na Mira da Notícia na 96FM para falar sobre a causa feminina no Dia Internacional da Mulher. 

A entrevistada começou falando que: "Infelizmente temos muito mais o que lutar do que o que comemorar, o dia 8 de março só vai ser um dia de comemoração e festa quando todas as mulheres forem livres, mas ainda não temos nem direito a vida". Paiva mencionou o assassinato da farmacêutica Marcele Bulhões que ocorreu nesta data.

Camila Paiva está na corporação dos bombeiros há 20 anos: "Demorou 55 anos pra mulher pelo menos poder disputar o concurso para entrar na corporação de bombeiro e quando eu entrei na academia, eu fui da primeira turma de mulheres eu ouvia de alguns "Vou ter que chamar de senhora", eles não eram acostumados a ter uma mulher numa posição acima deles hierarquicamente falando".

Ela menciona que é conhecida como a bombeira das polêmicas: "A gente veio ao mundo para quebrar paradigmas, viemos para mostrar que somos competentes e profissionais para ocupar esses espações que são de homens e mulheres".

Com a mudança de patente e o tempo, Camila diz que: "Ainda existe uma resistência, porque não é só a questão da patente e sim do papel que você desempenha. O fato de eu representar uma luta pelo espaço da mulher, pelo direito da mulher assusta e cria uma certa resistência. E hoje nós estamos construindo uma corporação que lá na frente outras mulheres não tenham o que passar pelo que eu passei. E esse é o objetivo, deixar um legado".

Sobre o governo de Alagoas, a Coronel diz que está muito feliz por ter um secretariado composto majoritariamente por mulheres: "Quando a gente vê um homem com essa visão e dando essa importância alegra muito ver esse avanço no Estado". 

Sobre a Comissão da Mulher, Camila Paiva explicou que: "A Comissão Mulher Segura foi criada dentro da Secretaria de Segurança Pública com o objetivo de desenvolver políticas de prevenção à violência contra à mulher, integrar cada vez mais os órgãos que fazem parte da rede de enfrentamento da violência contra à mulher, trabalhar com os próprios agentes com capacitações, trabalhos diretamente nas comunidades públicas e privadas trabalhando principalmente com a prevenção à violência contra à mulher".

Comissão Mulher Segura

A Comissão de Articulação de Políticas de Segurança Pública na Prevenção da Violência Contra a Mulher, mais conhecida como Comissão Mulher Segura SSP/AL existe desde o dia 16 de março de 2021 com o objetivo de integrar os órgãos de segurança pública de Alagoas, fazendo o papel de intermediar todas as questões referentes à segurança, proteção e prevenção da violência contra a mulher em nível de SSP, trabalhando junto aos órgãos de segurança pública de Alagoas políticas de prevenção, melhorando a assistência oferecida por meio do estado às mulheres vítimas de violência, assédio e abusos diversos, sejam elas agentes de segurança ou não, padronizando atendimentos, disseminando conhecimento e integrando a rede de proteção, além de combater o machismo, a misoginia e o patriarcalismo por meio de ações educativas, prevenindo futuras ações de agressores e incentivando a prática da denúncia por meio das mulheres vítimas.

Disque 181

O Disque Denúncia 181 é um importante canal de comunicação sigilosa entre a Secretaria de Segurança Pública e a população com foco no combate ao crime. As denúncias são registradas em sistema informatizado que funciona 24 horas por dia. Não é preciso se identificar. O anonimato é garantido.