Paulo Dantas assina PL que autoriza doação de terras para reforma agrária
Anúncio foi feito durante encontro com mulheres camponesas marcando o dia 8 de março

Durante almoço com as mulheres do campo nesta quarta-feira (8), o governador Paulo Dantas, ao lado da secretária de Agricultura, Carla Dantas, assinou um Projeto de Lei que autoriza o Estado a doar duas áreas para os movimentos rurais no município de Taquarana. O PL será encaminhado aos deputados na Assembleia Legislativa para apreciação e votação. O deputado Ronaldo Medeiros participou do encontro representando ALE.
De acordo com o governador, o Estado vem adotando ações para promover a interiorização do desenvolvimento social e melhorias na qualidade de vida com a valorização do trabalhador do campo. “Esse é um projeto importante que vai beneficiar as mulheres do campo, sendo essencial na viabilização de diversos projetos e serviços públicos prestados pelo INCRA, atendendo ao interesse público a que se propõe, bem como contribuindo para o desenvolvimento rural sustentável, para a redução da pobreza no campo e para o fortalecimento das políticas de inclusão social”, destacou o governador.
Os imóveis serão doados com encargo ao INCRA que deverá realizar os assentamentos no prazo máximo de até 5 anos. Emocionada, a camponesa Deyse, do MST, moradora do assentamento que será beneficiada com o PL, agradeceu ao governador pela doação da área, pois era um sonho antigo e que em breve será uma realidade. “A gente trabalha, a gente luta e vem lutando durante esses 15 anos para plantar, produzir alimentos saudáveis. É uma vitória, uma conquista muito grande. É um prazer estarmos aqui recebendo essa nomeação que vai ajudar a promover muitos recursos para a gente”, disse.
A secretária Carla Dantas destacou que a pasta está com uma agenda em conjunto com as organizações sociais do campo, fechando pautas e agendas para escuta das mulheres assentadas e acampadas. A iniciativa tem objetivo de fomentar a produção da agricultura familiar camponesa, gerar emprego e renda no campo. “Estou muito feliz de estar aqui com vocês. Já nos encontramos na Seagri em duas outras ocasiões, recebemos as pautas que nos foram levadas e trouxemos para o governador. Vamos seguir com novas rodadas de conversa, com um diálogo aberto com os movimentos do campo e com uma agenda de fortalecimento”, declarou a secretária.
Por fim, o deputado estadual Ronaldo Medeiros enfatizou a importância do PL para os agricultores que, a partir de agora, terão segurança para produzirem e venderem os alimentos com a certeza de que estão morando e trabalhando em uma terra própria. “A gente fica sensível à causa, porque a gente sabe que o pedaço de terra para alguém que faz produzir é a realização de um sonho. Podem ter certeza que a Assembleia irá apreciar e juntos vamos tentar aprovar o quanto antes, porque sei que todos são sensíveis às pautas dos produtores do campo”, concluiu.
Os movimentos sociais apresentaram também uma carta de demandas para o governador, que se comprometeu a analisar e dar andamento às pautas. Também participaram da reunião a primeira-dama Marina Dantas; as secretárias Luiza Barreiros (Gabinete Civil); Maria Silva (Mulher e Direitos Humanos) e Paula Dantas (Primeira Infância), o presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Silva, e lideranças de movimentos campesinos.
Últimas notícias

Saída de JHC do PL pode tornar Cabo Bebeto candidato ao governo de AL em 2026

Ex-The Voice Kids morre aos 17 anos vítima de AVC

Pescadores bloqueiam entrada do Porto de Maceió em protesto contra apreensão de mercadorias
Por que Bolsonaro foi intimado após fazer live em quarto de UTI?

Advogada arapiraquense representa o interior de Alagoas na Maratona de Boston

Alfredo Gaspar denuncia desvio de R$ 8 bilhões do INSS e cobra responsabilização do governo Lula
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
