Prefeitura firma parceria com universidades e garante realização de exames de sangue no Vale do Reginaldo
Ação tem como objetivo analisar doenças hídricas antes e depois da obra

Através de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Maceió, a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), os moradores do Vale do Reginaldo tiveram acesso na manhã deste sábado (11), à realização de exames de sangue. A ação faz parte do projeto Renasce Salgadinho, e tem como objetivo, analisar possíveis doenças hídricas antes e depois da operacionalização da obra.
Na oportunidade, alunos dos cursos de biologia, farmácia e enfermagem, realizaram um primeiro contato com os moradores, onde colheram algumas informações pessoais e sociais como se há saneamento básico, como é feito o acompanhamento de saúde e se há estrutura para realização das necessidades fisiológicas, para que depois a coleta de sangue fosse executada.
O professor universitário, Wagnner Porto, que capitaneia o projeto de pesquisa e extensão, falou sobre a esquistossomose, uma das mais conhecidas doenças hídricas e destacou os riscos que ela oferece à saúde humana. “Vivemos em um estado onde a esquistossomose, popularmente conhecida popularmente como barriga d'água, é uma doença endêmica. Diante disso, estamos fazendo um levantamento onde há mais casos, para que possamos pensar junto ao poder público e outras instituições, quais são as intervenções mais viáveis, que a gente pode aplicar, para quebrar o ciclo dela. O esquistossomose é um verme que se localiza em alguns vasos próximo ao intestino, causando danos no fígado, baço e traz sintomas do abdômen alongado”, disse.
Wagnner explicou ainda que as características ambientais são determinantes para a proliferação do verme. “Escolhemos algumas áreas que possuem características ambientais, assim como o Vale do Reginaldo, que podem facilitar a disseminação da doença, pois esse verme tem como hospedeiro intermediário o caramujo, então geralmente, onde se tem água, tem esse caramujo e isso pode ser um fator de risco”, finalizou.
Além dos moradores, os operários que trabalham na obra e residem na região também resolveram participar da ação e cuidar da saúde, durante o horário de almoço.
Dignidade
A moradora do Vale do Reginaldo, Marcela Oliveira, que realizou o exame, aprovou a iniciativa. “Uma ideia muito legal de realizar esses exames e descobrir se temos ou não esses vermes. Esperamos que a obra do Renasce Salgadinho, além da dignidade que já está trazendo para nossa comunidade, também afaste todas essas doenças para bem longe”, disse.
Renasce Salgadinho
O conjunto de obras segue em diversos bairros e vai mudar a realidade da cidade. Os investimentos, fruto de um empréstimo da Companhia Andina de Fomento (CAF), são de R$ 76,4 milhões e contam com intervenções a curto, médio e longo prazo e devem ser concluídas e entregues até o final de 2023.
Além da revitalização, o projeto conta com mais de 20 intervenções previstas na região. São trabalhos de requalificação ambiental, análise, revisão e consolidação de estudos topográficos, geológicos, geotécnicos e hidrológicos, modernização de vias e ruas, melhorias no sistema de drenagem, de contenção de erosão, de recomposição do Riacho Salgadinho, construção de passarelas, sinalização e mudanças no projeto paisagístico.
Ações educativas, com palestras, oficinas de reciclagem e outras atividades também fazem parte do projeto técnico-operacional.
Últimas notícias
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal

Casal efetua manutenção em conjunto motobomba que abastece Pariconha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
