Política

Santoro já fala em agenda de mudanças no Ministério dos Transportes:

Expectativa foi anunciada durante coletiva de imprensa que marcou saída dele da Sefaz

13/03/2023 12h12
Santoro já fala em agenda de mudanças no Ministério dos Transportes:
George Santoro, ex-secretário da Fazenda, durante coletiva - Foto: Reprodução/ Vídeo

Da redação

Já com a cabeça no Ministério dos Transportes, George Santoro deixou claro durante entrevista coletiva no Palácio República dos Palmares, no Centro, na manhã desta segunda-feira (13), que está com a expectativa de mudar a agenda da pasta nacional. “Espero que a gente consiga, ministro Renan, lá em Brasília. Eu sei que é muito mais complexa a gente construir é essa agenda de mudanças. Eu sei”, disse Santoro, que somente detalhou avanços realizados por ele e ressaltou que deixa o estado com situação financeira bastante favorável.

Ainda durante a coletiva, Santoro fez uma explanação sobre como se encontrava a Sefaz, quando assumiu a pasta e detalhou como está deixando para Renata Santos, que deixará a Seplag, e irá substituí-lo. Na oportunidade, ele também lembrou da relação com a Assembleia Legislativa do Estado de (ALE) Alagoas para aprovar reformas consideradas importantes para o estado.

“Se não fosse essa correlação de forças de todos os poderosos como a Assembleia Legislativa, e o senhor (governador) estava lá. O senhor (governador) participou disso ativamente e mais recentemente, o presidente Marcelo Victor. Nós conseguimos aprovar reformas muito importantes, algumas muito duras e que no momento não houve a compreensão. E hoje a gente deixa um legado para o estado e uma representação para o país”, destacou.

Ainda na oportunidade, ele fez questão de citar ações que fez à frente da Sefaz. “Eu tenho uma apresentação de que deve ter quase 100 slides que a gente aprovou na Assembleia. Na área tributária, foram mais de 20 normas tributárias. E melhorou todos os benefícios fiscais de Alagoas, e hoje a Carol. Se tem clareza disso. Hoje Alagoas tem os melhores benefícios tributários do país e que geram empregos. Quando chegamos aqui, governador, a gente tinha empresa do setor de atacadista, vou pegar ele como exemplo, não chegava a faturar 3 bilhões de reais por ano em 2015. Esse setor fatura mais de 20 bilhões, ano. É uma mudança. E que no faturamento vem empregos e vem e renda gerada dentro do estado”, disse.

Santoro tratou ainda da mudança tributária que beneficiou a bacia leiteira. “Na verdade, foram quatro mudanças tributária no setor de leite e hoje a gente produz quase o dobro do leite que produzíamos em 2015. E são milhares de empregos gerados aí nesse cenário e só lembrando, tivemos Covid nesse período e mesmo assim o estado cresceu”, ressaltou.