Saúde promove reunião sobre manejo de pacientes expostos à IST
Encontro contou com representantes da Secretaria Municipal de Saúde e de maternidades para discutir sobre o cuidado com casos de transmissão vertical, de mãe para filho, de HIV, Sífilis e Hepatites

A Gerência de Prevenção e Controle de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu na tarde dessa segunda-feira (13), no auditório da SMS, no Centro, uma reunião do Comitê de Prevenção da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis e Hepatites Virais. O encontro teve o intuito de atualizar e compartilhar experiências entre os representantes da Saúde que trabalham à frente dos cuidados, monitoramento e tratamento de casos de transmissão vertical, que ocorre da mãe para o bebê.
O Comitê é formado pela Gerência de ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais do Município e possui como membros de participação ativa de maternidades, os Serviços de Atenção Especializada (SAEs), a Atenção Primária e a Vigilância em Saúde de Maceió. O encontro dos profissionais acontece a cada dois meses para alinhamentos.
Durante o encontro foram discutidas temáticas como o manejo de crianças expostas a infecções sexualmente transmissíveis e a importância de incentivar às mães a realizar o pré-natal correto como forma de ter um diagnóstico precoce dessas transmissões.
Além disso, foram reforçadas as normas, protocolos de exames obrigatórios e metodologias de averiguação e monitoramento de crianças, mulheres grávidas e no período puerpério, com finalidade de gerar qualidade na prestação de serviço e preservar a saúde e vida das usuárias.
Tereza Carvalho, técnica da Gerência de IST/Aids e Hepatites da SMS, falou sobre a importância da reunião.
“Nosso objetivo é atualizar e regularizar os procedimentos nas maternidades e nos diversos departamentos de saúde voltados para infecções verticais - doenças que são transmitidas de mãe para filho no período gestacional. Ressaltamos, ainda, a importância da realização de exames de HIV, sífilis, hepatites nas gestantes durante o pré-natal e também, antes do parto, e principalmente quando a mulher não teve acompanhamento durante a gravidez”, enfatiza.
A enfermeira do Hospital Universitário Dr. Alberto Antunes (HU), Thaís Costa, trabalha diretamente com pacientes expostos à infecções sexualmente transmissíveis e ressalta a importância dos encontros. “Nos encontros compartilhamos experiências um com o outro e funciona também como uma rede de apoio entre os profissionais. Com essa rede de apoio fortalecemos as políticas de cuidados e procedimento com esses usuários, propondo sugestões conjuntas de melhoria”, destaca a enfermeira.
Últimas notícias

Polícia Civil prende foragido envolvido em homicídio no bairro Guaxuma

Governo do Estado anuncia novos voos do Uruguai para Alagoas na Semana Santa 2026

Idoso fica ferido em acidente entre caminhão e mto no bairro Santa Edwiges, em Arapiraca

Polícia Civil promove capacitação em Maragogi sobre atendimento a mulheres vítimas de violência

Povoados recebem obras para melhorar abastecimento de água em Palmeira dos Índios

Rede estadual de saúde está preparada para atender vítimas de intoxicação por metanol
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
