PF prende duas pessoas em Maceió acusadas de lavagem de dinheiro e estelionato
Cerca de 80 agentes cumpriram seis mandados de prisão, 16 de busca e apreensão, bloqueio de contas e ativos financeiros e sequestro de bens

A Polícia Federal prendeu duas pessoas em Maceió nesta terça-feira (14) acusadas de lavagem de dinheiro. A ação fez parte das operações Face Oculta I e II, que têm o objetivo de desarticular uma organização criminosa enraizada em Alagoas, que tem esse crime como principal prática.
Cerca de 80 policiais federais cumpriram seis mandados de prisão, 16 mandados de busca e apreensão, bloqueio de contas e ativos financeiros e sequestro de bens dos investigados, nas cidades de Maceió, Marechal Deodoro, Penedo, Natal (RN), Recife (PE), Fernandópolis (SP) e São José do Rio Preto (SP).
As investigações nos últimos meses revelaram que um esquema criminoso, já combatido em 2017, voltou a ser praticado, desta vez por outros meios. Em dezembro daquele ano, a PF realizou a Operação Duas Faces em Maceió, visando estancar o plano criminoso de um integrante de uma facção de São Paulo, que tinha se estabelecido em Alagoas e, fazendo uso de nome falso, passou a adquirir imóveis e bens de alto valor, mostrando-se como se fosse um empresário de sucesso.
Aparentemente, os então réus não pararam de cometer delitos. Segundo novas investigações, após a morte do líder da organização criminosa, verificou-se que a família da viúva passou a contar, a partir de 2018, com o apoio de seu advogado para continuar recebendo vultuosas quantias de dinheiro em espécie provenientes do Estado de São Paulo.
Durante as investigações constatou-se que a viúva alagoana recebeu, nos anos de 2018 e 2019, malas de dinheiro em Alagoas. E contou com a participação do advogado, que passou a organizar viagens para São Paulo com o objetivo de trazer o dinheiro ilícito. Inclusive, alguns militares foram contratados para “escoltar” o dinheiro de São Paulo à Maceió.
Foi descoberto ainda em 2022 que este mesmo grupo criminoso – já investigado na Operação Duas Faces – estava movimentando milhares de reais de origem desconhecida através de contas bancárias em nome de terceiros, que emprestavam suas contas bancárias para possibilitar o recebimento de valores, que eram sacados no caixa e entregue aos beneficiários do esquema, assim como também utilizaram empresas de fachada para a movimentação de valores.
Os envolvidos responderão pelos crimes de lavagem de dinheiro, estelionato e participação em organização criminosa, previstos nos artigos 171, do Código Penal, art.1º, da Lei nº 9.613/98 e art. 2º, da Lei 12.850/13, podendo pegar até 23 anos de reclusão, a depender do grau de participação de cada um.
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
