Política

"Espero que a CEI possa acontecer da forma mais cordial possível" diz Vereador João Catunda sobre CEI da BRK

A Comissão Especial de Inquérito foi instaurada nesta quinta-feira (16) e Catunda é o presidente

Por 7Segundos 16/03/2023 20h08
'Espero que a CEI possa acontecer da forma mais cordial possível' diz Vereador João Catunda sobre CEI da BRK
Vereador João Catunda é entrevistado no programa Na Mira da Notícia - Foto: 7Segundos

Nesta quinta-feira (16) o vereador João Catunda foi entrevistado no programa Na Mira da Notícia, na 96FM. 

Na ocasião, o vereador comentou sobre aos descasos das empresas Braskem e a BRK com Maceió: "Semana passada o presidente Galba trouxe essa ideia de suspender a licença da Braskem aqui no município, foi uma decisão unânime, os 25 vereadores concordaram a assinar esse documento para que a empresa passe a entender a responsabilidade que ela tem dentro da nossa cidade. Ela precisa entender que o dano que ela causou aos maceioenses não pode ficar impune". O vereador reforçou a construção da CPI da Braskem na Assembleia Legislativa.

João Catunda explicou o porquê de ter protocolado a Comissão Especial de Inquérito (CEI) na Câmara de Vereadores de Maceió contra a BRK: "Em momento algum a gente vê preocupação da BRK em ter um dano ali pra ela também, a gente não vê preocupação de ela perder uma concessão, de acabarem num inquérito policial por exemplo. Então nós precisamos apertar um pouco mais o grau de responsabilidade da BRK e apertar um pouco mais essa briga". O vereador convida toda a população para uma audiência pública na quarta-feira (22) na Câmara Municipal às 15h para discutir as denúncias contra a BRK.

A CEI da BRK foi instaurada nesta quinta-feira (16). A comissão é formada por Catunda como presidente, o vereador Francisco Sales (União Brasil), Pastor Oliveira (Republicanos), Eduardo Canuto (PV) e Cléber Costa (PL) serão os relatores. Os suplentes serão Leonardo Dias (PL) e Davi Davino (PP). "Espero muito ter sucesso nessa CEI e que ela possa acontecer da forma mais cordial possível. Espero muito que a BRK participe sem precisar da pressão política, da pressão da comissão para que a gente venha colocar em prática essa concessão", conclui o vereador. 

João Catunda não esconde sua indignação: "A empresa teve que se sentir ameaçada pra chegar ao ponto de dialogar com o cidadão, dialogar com a câmara e poder trazer soluções. É absurdo ter que passar por isso, pagando caro por um serviço defasado. Então, onde a gente chega, a repercussão que tem sido essa CEI de ontem pra hoje para o cidadão se sentir defendido pela Câmara, pelo vereador João Catunda, pela CEI, por um serviço que não tá sendo feito e ás vezes existem pessoas que passam, 30, 40, 50 dias sem água então se você se colocar na situação, na posição da pessoa. É questão de empatia, então é isso que a gente espera da BRK: empatia". Ele ainda enfatiza que "o maior absurdo que têm é pagar caro e ainda faltar água".

Na segunda-feira (20), às 10h, na Câmara Municipal de Maceió, será realizada uma entrevista coletiva com os membros da CEI da BRK para dar detalhes de como será articulado o trabalho de apuração. Os vereadores estarão recebendo os profissionais de imprensa no Plenário Galba Novaes de Castro. Qualquer veículo pode participar sem prévio cadastramento. A coletiva não terá transmissão no sistema nas redes oficiais da casa.