Lula assina decreto que garante 30% dos cargos na administração pública a negros
Reserva valerá para vagas em cargos de comissão e funções de confiança na estrutura do Poder Executivo, incluindo administração direta, autarquias e fundações
O presidente Luiz Inácio Lula da Silvaassinou nesta terça-feira (21) um decreto que garante até 30% das vagas na administração pública para pessoas negras. O anúncio foi feito durante evento do Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial, realizado em Brasília.
As cotas serão para os Cargos Comissionados Executivos (CCE), que são de livre nomeação, e as Funções Comissionadas Executivas (FCE), que também são de livre nomeação, mas exclusivas para servidores concursados. Segundo o governo, o decreto estabelece o prazo de até 31 de dezembro de 2026 para que a administração pública federal alcance os percentuais mínimos de reserva de vagas estipulados.
“Precisamos combater o racismo como uma praga na plantação, só assim teremos colheitas cada vez mais fortes”, disse o presidente.
“Daremos esse passo inédito que entrará para a história. Negros e negras na ponta e no topo da implementação de políticas públicas no governo federal, um novo horizonte para uma nova página desta gestão”, afirmou a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, em discurso emocionado ao anunciar a medida.
Lula agradeceu ao trabalho do Ministério da Igualdade Racial e disse que a equipe é “o testemunho vivo da importância de ter cada vez mais pessoas negras em postos chave do governo para formular políticas públicas”.
Os ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e da Igualdade Racial devem estabelecer metas intermediárias para cada grupo dos níveis de CCE e FCE estipulados pelo decreto. As pastas também devem estabelecer metas específicas para cada órgão. A norma também determina a observação da paridade de gênero na ocupação desses cargos.
“Sabemos que toda ação do estado destinada a combater a miséria e a fome no Brasil deve ser antirracista”, disse. “O combate ao racismo não é tarefa apenas do Ministério da Igualdade Racial, mas de toda a esplanada dos ministérios e de toda a sociedade brasileira.”
Lula também disse que o povo negro não será tratado apenas como beneficiário de políticas sociais em seu governo, mas como “protagonista de sua própria história”.
Pacote de medidas pela igualdade racial
Nesta terça-feira, Lula e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, anunciaram um pacote de medidas para promover a igualdade racial e combater o racismo no Brasil. O evento também marcou os 20 anos desde a criação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, em 2003.
Dentre elas, estão o lançamento do programa Aquilomba Brasil, que atuará na promoção dos direitos da população quilombola nos eixos de acesso à terra, infraestrutura e qualidade de vida, inclusão produtiva e desenvolvimento local, e direitos e cidadania. Além da assinatura de titulação de três territórios quilombolas nos estados de Minas Geris e Sergipe.
Outro anúncio foi o Plano Juventude Negra Viva, voltado para a redução de homicídios e vulnerabilidades sociais para a juventude negra.
Além do Grupo de Trabalho Interministerial do Cais do Valongo, para promover a valorização e a memória na área portuária do Rio de Janeiro, por onde passaram mais de um milhão de escravizados. E também o Grupo de Trabalho de enfrentamento ao racismo religioso.
(Com informações da Agência Brasil)
Últimas notícias
Homem é preso suspeito de invadir casa e matar mulher na frente dos filhos em Traipu
Justiça Federal mantém prisão de Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master
Artistas igacienses ganham destaque nacional após aparição com Carlinhos Maia
Acesso ao Aldebaran pela Avenida Menino Marcelo é interditado para troca de postes
Casal mantém atendimento digital durante o feriado da Consciência Negra
Previsão do tempo é para sol predominante no feriado da Consciência Negra
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
