Chico Filho quer mudar nome do bairro Cruz das Almas para Oceano em homenagem a Djavan
Proposta ainda não foi apresentada formalmente para tramitar na Câmara de Vereadores para discussão e aprovação
Da redação 7 Segundos
O vereador Chico Filho apresentou projeto de Lei para modificar o nome do bairro de Cruz das Almas para Oceano, em homenagem ao cantor alagoano Djavan. A proposta foi apenas informada pelo parlamentar na manhã desta quinta-feira (30), em tribuna no Plenário da Câmara dos Vereadores de Maceió. Após apresentação, a vereadora Silvânia Barbosa alertou sobre o posicionamento da Procuradoria Geral do Município que vê a sugestão como inconstitucional.
Na oportunidade, Chico Filho diz que o nome do Cruz das Almas é estranho. "É um nome pesado, triste. E nós gostaríamos de apresentar um projeto de lei para modificar o nome do bairro Cruz das Almas para Oceano, em homenagem ao nosso Djavan. Naturalmente, a gente já conversou com várias entidades como ABIH, a Abrasel, a Siduscon e a Ademi, não consegui falar com o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, mas, Fiea, Associação Comercial e às entidades de uma forma geral. Nós estamos conversando. Todos eles, até agora, concordaram com a proposta. Nós vamos fazer o trâmite normal aqui da Casa. E acho que é uma justa homenagem”, disse
Chico Filho disse que a mudança levantaria a moral do bairro. “O projeto não vai ser votado hoje. Nós estamos apresentando hoje, vai ser lido ainda, vai ser encaminhado para as comissões. Vamos fazer o debate. Mas estou adiantando que há também esse interesse na Casa de alguns vereadores em homenagear também o Djavan com o bairro, denominando o bairro da Cruz das Almas como o bairro Oceano, em homenagem a um dos seus principais sucessos aqui no aqui na cidade”, disse.
Após o pronunciamento de Chico Filho, Silvânia Barbosa disse que, por coincidência, na quarta-feira (29), havia conversado com um procurador-geral do município sobre a proposta. “Ele me confidenciou que conversou com o prefeito sobre a inconstitucionalidade desse projeto, dessa mudança do bairro de Cruz das Almas para o bairro Oceano. Inclusive, o bairro de Cruz das Almas tem uma história porque a Cruz das Almas. Então acho que é uma coisa que tem que se pensar muito", sugeriu.
A vereadora ressaltou a importância de respeitar a história do bairro e o motivo de ter recebido o nome Cruz das Almas. "O procurador inclusive disse que já se manifestou junto com o prefeito [JHC], a inconstitucionalidade dessa mudança. Mas se vai entrar em discussão, é bom vereador Chico filho, mesmo vossa excelência não gostando desse nome Cruz das Almas. Mas esse, esse bairro que tem uma história e porque tem esse nome”, ressaltou.
Ao ouvir Silvânia Barbosa, Chico Filho disse que vai usar do poder de líder do governo do prefeito João Henrique Caldas, na Casa, para buscar apoio. “Se a gente for esperar que a PGM dê parecer constitucional alguma coisa daqui da Câmara, estamos lascados. Porque todos nossos projetos são inconstitucionais, todos, sem exceção. Nome de rua inconstitucional, fixação de placa, que a gente recebeu hoje na Comissão de Constituição e Justiça decisão inconstitucional”, disse.