Saúde

Leonardo Dias solicita abertura de clínica especializada no tratamento de autismo, síndrome de down e outros

A ideia foi apresentada ao prefeito JHC (PL) e à secretária Municipal de Saúde, Célia Fernandes, que acenaram positivamente para a possibilidade

Por Assessoria 30/03/2023 16h04
Leonardo Dias solicita abertura de clínica especializada no tratamento de autismo, síndrome de down e outros
Vereador Leonardo Dias (PL) - Foto: Assessoria

O vereador Leonardo Dias (PL) reforçou, na manhã desta quarta-feira (29), em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Maceió (CMM), o seu pedido para que a estrutura construída para o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro da Santa Lúcia, seja adaptado para a abertura de uma clínica especializada no tratamento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), síndrome de down, fibromialgia e outros.

De acordo com Dias, a região da parte alta da cidade já dispõe de três UPAs, que estão em pleno funcionamento, que são nos bairros do Tabuleiro dos Martins, no Conjunto Santa Maria – na Cidade Universitária – e no Benedito Bentes. Por esta razão, um centro de saúde para tratamento especializado. A ideia foi apresentada ao prefeito JHC (PL) e à secretária Municipal de Saúde, Célia Fernandes, que acenaram positivamente para a possibilidade.

“Eu estive na UPA da Santa Lúcia há dois meses e vi que está completamente concluída, mas que ainda não foi entregue à comunidade. E como foram entregues outras UPAs na região, por parte do Estado, eu acredito que a região esteja bem contemplada. Temos uma demanda muito grande de pessoas com autismo, síndrome de down, fibromialgia e doenças raras. Atualmente, não dispomos de um lugar adequado para que essas pessoas tenham o devido tratamento”, pontuou o vereador.

Leonardo Dias entende que a abertura da clínica municipal será de grande importância para muitas famílias, uma vez que, atualmente a oferta para o acompanhamento destes pacientes tem sido insuficiente em relação à quantidade de maceioenses portadores de TEA, síndrome de down, fibromialgia, além de doenças raras.

“Há alguns dias eu conversei com o secretário Mourinha, que me relatou que no primeiro semestre do governo JHC foram entregues, em torno de 60 carteirinhas de autistas. Entretanto, somente no mês passado, foram 250. A demanda tem aumentado e este equipamento sendo contemplado, será um grande ganho para a saúde pública do nosso Município”, concluiu.

Na próxima segunda-feira (3), o vereador Leonardo Dias se reunirá com representantes do Executivo Municipal e a diretoria da Associação de Amigos dos Autistas (AMA) para debater e ajustar detalhes da iniciativa.