Infectologista alerta que vacinação é a forma eficaz de se proteger contra a meningite
Imunizantes estão disponíveis em todos os postos de saúde dos 102 municípios alagoano durante todo o ano
“A meningite é uma doença potencialmente grave, que se caracteriza pela inflamação das meninges e que tem como sua principal forma de prevenção a vacinação”. O alerta é do infectologista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Renée Oliveira, ao ressaltar que os pais devem manter atualizada a caderneta de vacinação de seus filhos, uma vez que as vacinas são disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e podem ser encontradas nos postos de saúde dos 102 municípios alagoanos.
Segundo Renée Oliveira, a vacina meningocócica C, pneumocócica 10-valente conjugada e pentavalente estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município em qualquer época do ano. “Por isso, não é necessário esperar a campanha nacional para realizar a imunização”, explicou o médico.
O infectologista da Sesau destacou que a forma mais grave da doença, Meningite Meningocócica, é um tipo de meningite bacteriana, provocada pela meningococcal. “No Brasil, a bactéria mais prevalente é a meningococcal tipo C”, ressaltou.
Renée Oliveira reforçou que a principal forma de prevenção é a vacinação, que está presente no nosso calendário vacinal. “O Brasil é uma referência mundial em vacinação e a população deve procurar os postos de saúde com seus filhos e seguir o calendário vacinal de forma correta, assegurando assim a segurança de todos”, destacou.
Sintomas e Transmissão
O infectologista da Sesau ressaltou, ainda, que os sintomas comumente associados à meningite são febre, mal-estar, vômitos, náuseas, dor de cabeça e rigidez na nuca, a ponto do paciente não conseguir encostar o queixo no peito. “Em caso de meningococcal, a doença também pode provocar manchas vermelhas pelo corpo”, pontuou o especialista.
Quanto às formas de transmissão, a meningite pode acontecer através do contato com alimentos e água contaminados, na sua forma viral, e através da respiração, em sua variação bacteriana. “O paciente ou os pais, ao perceberem os sintomas, devem procurar uma unidade de saúde mais próxima da residência o quanto antes. Caso seja necessário, o paciente será transferido para os hospitais especializados para receber os cuidados adequados”, orientou o infectologista.
O médico também lembrou que em casos de contato com uma pessoa que foi diagnosticada com a meningite, é necessário procurar orientação médica, para a utilização de medicamentos, conforme o caso, para evitar o desenvolvimento de um quadro da doença. “A meningite é uma doença grave, porém, é prevenível e tratável quando identificada em tempo hábil. Por isso é importante o trabalho em conjunto das autoridades de saúde pública e da população, que deve se conscientizar e se imunizar”, reforçou Renée Oliveira.
Dados Epidemiológicos
Em Alagoas, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS), no período de janeiro a dezembro de 2022, foram confirmados 64 casos de meningites e 10 óbitos pela doença. De janeiro a março de 2022, foram confirmados 10 casos e um óbito e, no mesmo período deste ano, houve também o registro de 10 casos confirmados e um óbito.
Últimas notícias
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
MPAL firma acordos para recuperar áreas degradadas da Caatinga em Traipu e garantir R$ 210 mil em indenizações
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
