Operação Átria termina positivamente com balanço de 62 prisões
Realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e Secretaria Nacional de Segurança Pública, todas as unidades da federação aderiram à iniciativa
A Operação Átria de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher foi encerrada em Alagoas, no dia 31 de março, com resultados positivos. A operação foi realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) também em todas as unidades da federação.
Em Alagoas, ao todo, foram cumpridos 67 alvos/ações, incluindo mandados de prisão, descumprimento de medidas protetivas de urgência e análises/averiguações de disque-denúncia. Com um efetivo de 314 policiais mobilizados por todo território alagoano, a operação resultou em 62 prisões; 274 vítimas foram atendidas pelas Delegacias de Defesa da Mulher; 137 ocorrências de denúncias foram verificadas; 152 visitas/diligências foram realizadas e 89 medidas protetivas de urgência requeridas. Além das ações punitivas, a iniciativa também teve um papel importante nas áreas de inteligência e educação, com palestras e cursos para prevenção de novos crimes.
A Polícia Civil agiu conjuntamente na busca de autores de crimes de ameaça, tentativa de feminicídio, lesão corporal, descumprimento de medidas protetivas de urgência e estupro. Delegadas, delegados, escrivães e policiais civis de diversas unidades policiais da Capital, Delegacia de Defesa da Mulher de Arapiraca, Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), Tático Integrado de Grupos de Resgate Especial (Tigre), dentre outros, também participaram da operação.
Com base nas estatísticas de violência de gênero, a PC de Alagoas está desenvolvendo diversas ações para reduzir esse tipo de crime. Nesse sentido, foram realizadas 29 palestras, cursos, ações pedagógicas ministradas e distribuição de cartilha com orientações sobre o combate à violência contra a mulher, sendo um total geral de indicadores de 1.309 ações.
Coordenaram as ações, sob o comando do delegado-geral de Polícia Civil de Alagoas, Gustavo Xavier, as delegadas que atuam nas Delegacias de Defesa da Mulher da Capital, Ana Luiza Nogueira, Paula Mercês e Kelly Cristine. "O combate à violência, em todas as suas formas, é prioridade para a Polícia Civil, sendo esta uma determinação do secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, e do governador Paulo Dantas", disse o delegado-geral Gustavo Xavier.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
