Operação Átria termina positivamente com balanço de 62 prisões
Realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e Secretaria Nacional de Segurança Pública, todas as unidades da federação aderiram à iniciativa

A Operação Átria de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher foi encerrada em Alagoas, no dia 31 de março, com resultados positivos. A operação foi realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) também em todas as unidades da federação.
Em Alagoas, ao todo, foram cumpridos 67 alvos/ações, incluindo mandados de prisão, descumprimento de medidas protetivas de urgência e análises/averiguações de disque-denúncia. Com um efetivo de 314 policiais mobilizados por todo território alagoano, a operação resultou em 62 prisões; 274 vítimas foram atendidas pelas Delegacias de Defesa da Mulher; 137 ocorrências de denúncias foram verificadas; 152 visitas/diligências foram realizadas e 89 medidas protetivas de urgência requeridas. Além das ações punitivas, a iniciativa também teve um papel importante nas áreas de inteligência e educação, com palestras e cursos para prevenção de novos crimes.
A Polícia Civil agiu conjuntamente na busca de autores de crimes de ameaça, tentativa de feminicídio, lesão corporal, descumprimento de medidas protetivas de urgência e estupro. Delegadas, delegados, escrivães e policiais civis de diversas unidades policiais da Capital, Delegacia de Defesa da Mulher de Arapiraca, Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), Tático Integrado de Grupos de Resgate Especial (Tigre), dentre outros, também participaram da operação.
Com base nas estatísticas de violência de gênero, a PC de Alagoas está desenvolvendo diversas ações para reduzir esse tipo de crime. Nesse sentido, foram realizadas 29 palestras, cursos, ações pedagógicas ministradas e distribuição de cartilha com orientações sobre o combate à violência contra a mulher, sendo um total geral de indicadores de 1.309 ações.
Coordenaram as ações, sob o comando do delegado-geral de Polícia Civil de Alagoas, Gustavo Xavier, as delegadas que atuam nas Delegacias de Defesa da Mulher da Capital, Ana Luiza Nogueira, Paula Mercês e Kelly Cristine. "O combate à violência, em todas as suas formas, é prioridade para a Polícia Civil, sendo esta uma determinação do secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, e do governador Paulo Dantas", disse o delegado-geral Gustavo Xavier.
Últimas notícias

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores

Mãe de Roberta Dias afirma acreditar que jurados serão convencidos a condenar réus
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
