Polícia Civil realiza primeiro auto de prisão em flagrante virtual de Alagoas
O boletim com origem na 6ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), sediada em São Miguel dos Campos, foi lavrado pelo delegado plantonista da Central de Flagrantes I, localizada em Maceió
Dando mais um passo para modernizar o serviço e dar mais agilidade ao atendimento à população alagoana, a Secretaria de Estado da Segurança Pública confeccionou o primeiro auto de prisão em flagrante de forma virtual de Alagoas.
O boletim com origem na 6ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), sediada em São Miguel dos Campos, foi lavrado pelo delegado plantonista da Central de Flagrantes I, localizada em Maceió. Durante a lavratura do auto de prisão em flagrante delito, realizada na última segunda-feira (10), as oitivas dos envolvidos foram ouvidas à distância, por meio de videoconferência.
Todos os depoimentos foram transcritos pelo escrivão da capital, assim como acontece nos procedimentos realizados nas delegacias normalmente, mas a ideia é que futuramente as oitivas sejam gravadas também por vídeo e fiquem armazenadas nas nuvens. A utilização das gravações em substituição aos termos físicos ainda está sendo discutida com o Poder Judiciário, Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil.
De acordo com o secretário executivo de Gestão Interna da SSP, José Carlos dos Santos, que acompanhou a confecção do primeiro flagrante, o objetivo do projeto-piloto é que, futuramente, a tecnologia contribua para dar ainda mais agilidade na lavratura dos boletins de ocorrência em todo o estado.
“Com a gravação, o procedimento de flagrante vai ser mais rápido e assim será bom tanto para a Polícia Judiciária, que vai gastar menos tempo lavrando os boletins, quanto para a Polícia Militar que vai ficar menos tempo numa delegacia e voltar mais rápido para as ações ostensivas. As oitivas gravadas trarão mais credibilidade, sendo melhor para o delegado, para a defesa do investigado e também para a análise do juiz. Com o avanço tecnológico, queremos ganhar mais tempo e também reduzir custos”, afirmou o secretário.
Conforme o projeto, três centrais virtuais devem ser criadas em Maceió. Elas vão atender todas as 11 delegacias regionais espalhadas no território alagoano, principalmente nos fins de semana, quando o atendimento à população nesses locais é reduzido para apenas cinco unidades.
“Nosso objetivo é duplicar a capilaridade das delegacias regionais da Polícia Civil. Com isso, as guarnições da Polícia Militar vão se deslocar por espaços menores para apresentar as ocorrências nos horários que excedam o expediente da delegacia da cidade. O atendimento 24 horas será ampliado para mais localidades”, concluiu José Carlos.
O primeiro flagrante virtual também foi acompanhado pelos delegados Lucimério Campos, gerente de Polícia Judiciária da 1ª Região (GPJ-1); Vinicius Ferrari, coordenador da Central de Flagrantes I; João Marcelo de Almeida, delegado regional de São Miguel dos Campos.