Polícia Militar fortalece ações ostensivas e preventivas nas unidades de ensino
Rondas, orientações, reuniões e palestras têm feito parte da rotina

União de esforços, ações efetivas, empenho para o bem comum e da segurança da comunidade escolar. Assim pode ser resumida a última semana. A Polícia Militar e as forças que integram a Secretaria de Segurança Pública (SSP) atuaram e seguem incansáveis nessa missão: paz e segurança nas escolas, sejam elas da rede pública ou privada.
A PM, por meio de suas diversas unidades operacionais dos Comandos de Policiamento da Capital (CPC) e do Interior (CPI), tem intensificado a visita às unidades de ensino, bem como o diálogo com gestores, professores, alunos e todos os que integram a rede de ensino. Rondas ostensivas, orientações, reuniões e palestras fazem parte da rotina.
A PM está nas ruas, alinhando ações em gabinetes institucionais e tem ido até as salas de aula. “Escola deve ser ambiente de proteção e crescimento, não de temor ou violência. Neste sentido, a Segurança Pública está empenhada em garantir a paz social junto às secretarias de educação, dando as mãos à direção, professores e todos os envolvidos. Nesse contexto a união de esforços é fundamental. As famílias devem estar atentas aos filhos, ao conteúdo que acessam, ao material que levam na mochila, a qualquer mudança de comportamento. Vamos vencer esse momento e garantir o desenvolvimento saudável de nossas crianças e adolescentes”, enfatizou o comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim.
O trabalho que já é ordinariamente desempenhado pelo Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc) ganhou reforço. O Núcleo de Articulação Comunitária Escolar (Nace) que já atua de forma contínua enfatizou suas ações com foco no momento atual. O mesmo ocorreu com as equipes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
Batalhões de área e outras unidades especializadas também estão empenhadas nesse processo, de norte a sul do território alagoano.
As equipes estão na zona urbana e na zona rural, junto à comunidade da educação infantil, passando pelo ensino fundamental até o ensino médio. Exemplo disso é o 6º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Maragogi. A Operação Escolas Seguras foi desencadeada percorrendo também Porto Calvo, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Porto de Pedras, povoados e municípios de sua área de abrangência.
Assim também tem acontecido na região de cobertura da 2ª Companhia de Polícia Militar Independente (CPM/I) em escolas localizadas nos municípios de Novo Lino, Flexeiras, Colônia Leopoldina, Jacuípe e região. Além de atuar ostensivamente, a PM tem articulado ações com gestores da educação e Guardas Municipais.
SSP
A Secretaria de Segurança Pública está coordenando um conjunto de ações com o objetivo de combater quaisquer tipos de ações criminosas em ambiente escolar no Estado. As Polícias Civil e Militar estão atuando para investigar, identificar e prender os responsáveis por mensagens que circulam dando conta de possíveis ações em escolas de Alagoas.
Na capital, o Comando de Policiamento da Capital (CPC) determinou que o Batalhão Escolar (BPEsc) promova visitas em escolas citadas em mensagens divulgadas em redes sociais como possíveis alvos de ataques. Os militares estão fazendo rondas e outras ações para identificar pessoas e também orientar a comunidade escolar sobre quais ações devem tomar ao identificar uma atitude suspeita.
Conforme destacou durante a semana, o secretário de Estado de Segurança Pública, delegado Flávio Saraiva: “Esse trabalho é muito importante, pois possibilita que sejam identificadas as mensagens falsas e também aquelas que possuem algum indício de procedência. Em outra frente, nossas polícias estão atuando para reprimir os autores já identificados para darmos a resposta necessária a estes fatos. Estamos todos empenhados em garantir a segurança de professores, pais e alunos”, destacou.
Denúncias
A população tem papel importante e pode ser uma grande parceira da Segurança Pública, de forma responsável. É possível acionar a Polícia Militar, por meio do 190, para situações de emergência; e o Disque-Denúncia 181 para repassar informações que contribuam na identificação de suspeitos de ataques ou disseminação de informações nas redes sociais. No 181 o anonimato é garantido.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
