Dia dos Povos Indígenas celebra a diversidade cultural das 11 etinias presentes em Alagoas
Nome da data foi alterada em 2022
O Dia dos Povos Indígenas é comemorado pela primeira vez nesta quarta-feira (19), no Brasil. A data anteriormente era chamada de “Dia do Índio" e foi alterada pela Lei 14.402, de 2022. Em Alagoas, a data celebra a diversidade das 11 etnias espalhadas pelo seu território.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o censo de 2010 evidenciou a existência de 14.509 indivíduos indígenas, de etnias diferentes, vivendo em 14 cidades alagoanas.
Em área urbana, as cidades que possuem a maior concentração dessa população são Maceió (2.420), Pariconha (1.000) e Palmeira dos índios (588). Já em área rural, os municípios com a maior concentração são Pariconha (2.303), Porto Real do Colégio (1.607) e Joaquim Gomes (1.388).
Essa diferença ocorre, pois não necessariamente as populações indígenas vivem em uma mesma localidade. Segundo o IBGE, existiam em 2010, 10.023 sujeitos vivendo fora de suas terras, em comparação a 4.486 que escolheram viver em suas próprias terras.
ALTERAÇÃO DO NOME
O projeto, da deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR), promulgado por Jair Bolsonaro no ano passado, recebeu relatório favorável de Fabiano Contarato (PT-ES). O senador explicou que o termo "povos indígenas" é preferido pelos povos originários, que veem a designação "índio" como preconceituosa.
De acordo com o relator, “o termo ‘indígena’, que significa ‘originário’, ou ‘nativo de um local específico’, é uma forma mais precisa pela qual podemos nos referir aos diversos povos que, desde antes da colonização, vivem nas terras que hoje formam o Brasil. O estereótipo do ‘índio’ alimenta a discriminação, que, por sua vez, instiga a violência física e o esbulho de terras, hoje constitucionalmente protegidas”.
Por outro lado, o termo “índio”, segundo Contarato, foi difundido quando os portugueses chegaram ao Brasil e acharam, erroneamente, que haviam chegado às Índias.
Últimas notícias
Em reunião com líderes, Motta reclama de críticas de ministros de Lula
Operação Lei Seca prende 16 condutores alcoolizados no final de semana de prévias
CNJ recebe nova denúncia de assédio contra Buzzi, ministro do STJ
Prefeitura de Arapiraca lança feira que coloca o município no calendário agro nacional
Nome de Luciana Gimenez aparece em documentos do caso Epstein
Neurocirurgia de alta complexidade trata meningioma no Hospital Metropolitano de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
