Em 2023, não houve caso de morte causada por picada de escorpião em AL
Informação errada do registro de três mortes no estado foi identificada e corrigida pelas secretarias municipais de saúde
Os dados deste ano relacionados a óbitos por picada de escorpião em Alagoas foram inseridos erroneamente pelos municípios no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde (MS). Nesta sexta-feira (20), após uma análise realizada pelas Secretarias Municipais de Saúde, foi esclarecido que não houve mortes causadas por picadas de escorpião neste ano de 2023.
O que aconteceu, na verdade, segundo os técnicos municipais, foi um erro de digitação no momento de notificar os casos. De acordo com a Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevisa), no momento de encerrar a investigação dos casos relacionados a picadas de escorpião, foi informado que os pacientes evoluíram para óbito, quando eles se recuperaram das lesões.
A Sevisa já solicitou a correção dos dados aos municípios em que os erros aconteceram. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orienta as pessoas que foram picadas por escorpião a procurarem orientação médica imediata e mais próxima do local da ocorrência do acidente.
Para evitar a aparição de escorpiões em sua residência evite entulhos, acúmulo de obras e faça o recolhimento periódico do lixo. Além disso, examine roupas e calçados antes de se vestir; mantenha berços e camas afastados da parede e tome cuidado ao se encostar em paredes.
Últimas notícias
Davi Davino Filho defende maioridade penal aos 14 anos contra aliciamento pelo tráfico
Ceci reúne apoiadores em arrastão na Branca de Atalaia ao lado de Arthur Lira e Alvinho
Rute Nezinho defende fortalecimento da rede de proteção contra a violência infantil
Fabio Costa reforça apoio a JHC e Marina e destaca união para Alagoas vencer
Com a divulgação da Real Time, Marina JHC lidera todos as pesquisas divulgadas nesta semana
Gabi Gonçalves reúne multidão no Clima Bom e destaca ações do mandato
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
