Agricultura

1ª Expedição da Agricultura Familiar Camponesa tem início em Viçosa

A 1ª Expedição da Agricultura Familiar Camponesa é uma iniciativa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Grupo de Estudos e Extensão em Ciências Agrárias de Alagoas (Gecasa); Governo de Alagoas e Prefeitura de Viçosa

Por 7Segundos com Prefeitura de Viçosa/Severino Carvalho 26/04/2023 20h08
1ª Expedição da Agricultura Familiar Camponesa tem início em Viçosa
1ª Expedição da Agricultura Familiar Camponesa tem início em Viçosa - Foto: Severino Carvalho/Prefeitura de Viçosa

O prefeito de Viçosa, João Victor, abriu oficialmente, nesta quarta-feira (26), a 1ª Expedição da Agricultura Familiar Camponesa. A solenidade foi realizada no Centro de Convenções Dr. José Evilásio Torres, localizado na Praça Apolinário Rebelo. Até a próxima sexta-feira (28), serão promovidas palestras, mesas redondas, visitas técnicas, feira e ações intensivas de pesquisa e extensão universitária em comunidades rurais.

A 1ª Expedição da Agricultura Familiar Camponesa é uma iniciativa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Grupo de Estudos e Extensão em Ciências Agrárias de Alagoas (Gecasa); Governo de Alagoas e Prefeitura de Viçosa.

“A gente espera aqui juntar os atores do desenvolvimento: os agricultores, a Universidade, as esferas governamentais municipal, estadual e federal. A Universidade está de portas abertas para fazer ensino, pesquisa e extensão, ou seja, trazer a Universidade pra rua, dando impacto social ao nosso fazer acadêmico que é ensino e pesquisa”, explicou o professor do Gecasa, José Roberto Santos.

O prefeito de Viçosa afirmou que a 1ª Expedição da Agricultura Familiar Camponesa "trará um ganho enorme" para o município e a região do Vale do Paraíba. Ele destacou as ações e projetos que estão sendo implementados em benefício da agricultura familiar.

João Victor citou o Projeto Cultiva Mais Viçosa, que criou o primeiro arrendamento social de terras do município, beneficiando mais de 30 famílias instaladas na Fazenda São João, onde a Prefeitura arrendou 12 hectares e os repassou aos agricultores familiares. Por meio da iniciativa, ficam assegurados, ainda, a assistência técnica e a comercialização da produção.

“Enxergando a demanda, vendo o quanto o cidadão - principalmente aquele que vive do campo - precisa do seu pedacinho de terra para produzir e garantir o seu sustento, criamos o primeiro arrendamento social de terras de nosso município, que tem sido um sucesso. Com isso a gente garante a família no campo e a produção de alimentos”, citou João Victor, informando que uma outra área será arrendada em benefício de mais agricultores.

Palestra

Durante a solenidade de abertura, a assessora técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Domenica Didier, ministrou a palestra "Plantas alimentícias não convencionais: um olhar para a biodiversidade e alimentação".

“Essa fala que eu trago para agricultura familiar é justamente para fazer esse resgate de plantas que são nativas da região; algumas exóticas, mas muito bem adaptadas-, que a gente subutiliza. Veja que a alta gastronomia está utilizando essas plantas, fazendo esse resgate da memória afetiva dos nossos ancestrais”, destacou ela.

Participaram, ainda, do evento o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Israel Moura; o pró-reitor de Extensão da Ufal, César Nonato; os representantes da Semarh, Tiago de Lucas; e da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), David Nunes; o presidente da Associação dos Agricultores do Assentamento Quinta da Serra, Júlio Cordeiro; vereadores, estudantes e agricultores.

Programação

Nesta quinta-feira (27), a partir das 8 horas, estão programadas visitas técnicas às propriedades de agricultores que usam tecnologias sociais sustentáveis no Assentamento Quinta da Serra: sistemas agroflorestais e recuperação de nascentes. Haverá, ainda, inauguração de poço artesiano, análises de água e peixamento para criação em açudes.

A partir das 15 horas, a programação volta a acontecer no Centro de Convenções com roda de conversa sobre alimentação saudável no campo e na cidade, avaliação alimentar da população, mostra e degustação de comidas típicas, vacinação de cães e gatos, mutirão da saúde. Apresentações culturais acontecem na Praça Apolinário Rebelo, a partir das 19 horas.

Feira da Agricultura Familiar

Na sexta-feira (28), último dia do evento, a Praça Apolinário Rebelo receberá a Feira da Agricultura Familiar, a partir das 6 horas. No Centro de Convenções, será realizado, às 9 horas, o Fórum da Agricultura Familiar: “Caminhos para o desenvolvimento da agricultura familiar camponesa do Vale do Paraíba”.

A 1ª Expedição da Agricultura Familiar Camponesa será encerrada às 14 horas com coffee break e apresentação cultural.

Serão entregues, ainda, plantas nativas pela Semarh); de alevinos, pela Seagri; realizada triagem do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), pela Emater; e triagem / cadastro de produtores, pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).