1ª Expedição da Agricultura Familiar Camponesa tem início em Viçosa
A 1ª Expedição da Agricultura Familiar Camponesa é uma iniciativa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Grupo de Estudos e Extensão em Ciências Agrárias de Alagoas (Gecasa); Governo de Alagoas e Prefeitura de Viçosa
O prefeito de Viçosa, João Victor, abriu oficialmente, nesta quarta-feira (26), a 1ª Expedição da Agricultura Familiar Camponesa. A solenidade foi realizada no Centro de Convenções Dr. José Evilásio Torres, localizado na Praça Apolinário Rebelo. Até a próxima sexta-feira (28), serão promovidas palestras, mesas redondas, visitas técnicas, feira e ações intensivas de pesquisa e extensão universitária em comunidades rurais.
A 1ª Expedição da Agricultura Familiar Camponesa é uma iniciativa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Grupo de Estudos e Extensão em Ciências Agrárias de Alagoas (Gecasa); Governo de Alagoas e Prefeitura de Viçosa.
“A gente espera aqui juntar os atores do desenvolvimento: os agricultores, a Universidade, as esferas governamentais municipal, estadual e federal. A Universidade está de portas abertas para fazer ensino, pesquisa e extensão, ou seja, trazer a Universidade pra rua, dando impacto social ao nosso fazer acadêmico que é ensino e pesquisa”, explicou o professor do Gecasa, José Roberto Santos.
O prefeito de Viçosa afirmou que a 1ª Expedição da Agricultura Familiar Camponesa "trará um ganho enorme" para o município e a região do Vale do Paraíba. Ele destacou as ações e projetos que estão sendo implementados em benefício da agricultura familiar.
João Victor citou o Projeto Cultiva Mais Viçosa, que criou o primeiro arrendamento social de terras do município, beneficiando mais de 30 famílias instaladas na Fazenda São João, onde a Prefeitura arrendou 12 hectares e os repassou aos agricultores familiares. Por meio da iniciativa, ficam assegurados, ainda, a assistência técnica e a comercialização da produção.
“Enxergando a demanda, vendo o quanto o cidadão - principalmente aquele que vive do campo - precisa do seu pedacinho de terra para produzir e garantir o seu sustento, criamos o primeiro arrendamento social de terras de nosso município, que tem sido um sucesso. Com isso a gente garante a família no campo e a produção de alimentos”, citou João Victor, informando que uma outra área será arrendada em benefício de mais agricultores.
Palestra
Durante a solenidade de abertura, a assessora técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Domenica Didier, ministrou a palestra "Plantas alimentícias não convencionais: um olhar para a biodiversidade e alimentação".
“Essa fala que eu trago para agricultura familiar é justamente para fazer esse resgate de plantas que são nativas da região; algumas exóticas, mas muito bem adaptadas-, que a gente subutiliza. Veja que a alta gastronomia está utilizando essas plantas, fazendo esse resgate da memória afetiva dos nossos ancestrais”, destacou ela.
Participaram, ainda, do evento o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Israel Moura; o pró-reitor de Extensão da Ufal, César Nonato; os representantes da Semarh, Tiago de Lucas; e da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), David Nunes; o presidente da Associação dos Agricultores do Assentamento Quinta da Serra, Júlio Cordeiro; vereadores, estudantes e agricultores.
Programação
Nesta quinta-feira (27), a partir das 8 horas, estão programadas visitas técnicas às propriedades de agricultores que usam tecnologias sociais sustentáveis no Assentamento Quinta da Serra: sistemas agroflorestais e recuperação de nascentes. Haverá, ainda, inauguração de poço artesiano, análises de água e peixamento para criação em açudes.
A partir das 15 horas, a programação volta a acontecer no Centro de Convenções com roda de conversa sobre alimentação saudável no campo e na cidade, avaliação alimentar da população, mostra e degustação de comidas típicas, vacinação de cães e gatos, mutirão da saúde. Apresentações culturais acontecem na Praça Apolinário Rebelo, a partir das 19 horas.
Feira da Agricultura Familiar
Na sexta-feira (28), último dia do evento, a Praça Apolinário Rebelo receberá a Feira da Agricultura Familiar, a partir das 6 horas. No Centro de Convenções, será realizado, às 9 horas, o Fórum da Agricultura Familiar: “Caminhos para o desenvolvimento da agricultura familiar camponesa do Vale do Paraíba”.
A 1ª Expedição da Agricultura Familiar Camponesa será encerrada às 14 horas com coffee break e apresentação cultural.
Serão entregues, ainda, plantas nativas pela Semarh); de alevinos, pela Seagri; realizada triagem do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), pela Emater; e triagem / cadastro de produtores, pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).
Últimas notícias
Justiça confirma competência do Estado sobre totens de segurança
Roberto Carlos sofre acidente durante gravação de especial da Globo
Homem encontrado morto em motel de Arapiraca seria enfermeiro
Homem morre após se engasgar durante competição de comer melancia em resort
Motociclista morre após colisão frontal com carro na zona rural de Água Branca
Homem é morto a tiros em Teotônio Vilela
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
