Brasil

Mulher negra é expulsa de avião da Gol por federais à força e sem justificativa

Samatha Vitena Barbosa teria negado embarcar sua mochila que tinha um notebook para evitar avaria no compartimento de carga

Por 7 Segundos 29/04/2023 17h05 - Atualizado em 29/04/2023 17h05
Mulher negra é expulsa de avião da Gol por federais à força e sem justificativa
Mulher negra é expulsa de avião da Gol de Salvador a São Paulo - Foto: Reprodução

Uma mulher negra foi expulsa de um avião da Gol que já estava há cerca de duas horas de atraso de Salvador a São Paulo com pouso no aeroporto de Congonhas, na noite dessa sexta-feira (28).

No embarque a mulher foi orientada a despachar a bagagem de mão, mas ela negou por levar um notebook na mochila e temia que acontecesse alguma avaria ao equipamento eletrônico no compartimento de carga.

A orientação dos funcionários da empresa aérea foi devido a lotação de bagagens de mão dos passageiros de Salvador com destino a São Paulo.

Dentro da aeronave, a mulher teve dificuldades de guardar a mochila no compartimento superior. Mas, ela recebeu a ajuda de dois passageiros e acabou conseguindo acomodar a bagagem de mão.

Mesmo assim, por ordem do comandante, a Polícia Federal enviou agentes para retirar a mulher do avião. Passageiros filmaram o episódio e ficaram revoltados com a situação.

Antes de sair da aeronave, a mulher negra se explicou aos passageiros que no check-in, um funcionário da Gol disse a ela que o voo já estava atrasado há cerca de duas horas e ela seria a responsável pelo atraso, caso entrasse no avião com a bagagem de mão.

Ela entrou no avião e a passageira Samatha Vitena Barbosa foi retirada à força por três policiais federais. A situação gerou revolta dos passageiros, que acusaram o caso como racismo por parte dos funcionários da Gol.