Geral

Candidato a presidência do Sindjornal, Alexandre Lino, é entrevistado na 96FM

A eleição da nova diretoria está marcada para a sexta-feira, dia 5 de maio

Por 7Segundos 02/05/2023 19h07 - Atualizado em 02/05/2023 20h08
Candidato a presidência do Sindjornal, Alexandre Lino, é entrevistado na 96FM
Alexandre Lino - Foto: Edilson Omena

Nesta terça-feira (02), o jornalista Alexandre Lino, candidato pela chapa "Outras Palavras" disputando a presidência da nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal) para a gestão 2023/2026, foi entrevistado no programa Na Mira da Notícia, na 96FM. 

Lino explicou o motivo de sua candidatura: "Estou muito feliz de tá representando tantos bons jornalistas que compõem a chapa "Outras Palavras". Nós queremos resgatar o protagonismo da nossa carreira, da nossa profissão e da nossa entidade. Consegui reunir nesses últimos meses um time incrível pra tá construindo "Outras Palavras" e resgatar nossa entidade que passa por um momento delicado. Os últimos dez anos pros profissionais de comunicação foram duros". 

Alexandre Lino já passou pelas inúmeras áreas de comunicação, e conta sobre sua jornada: "São mais de 20 anos de jornalismo, e eu quero devolver o protagonismo a nossa categoria, nós já fomos protagonistas. Quando um governador vencia a eleição, ele ia pra casa da comunicação dar sua primeira coletiva, tinha um significado muito grande, toda a imprensa acompanhava e eu quero trazer isso de volta. Nossa sede tá interditada, tá fechada porque os últimos anos foram muito difíceis. E o nosso sindicato enxergou uma diáspora, todo mundo foi embora e temos um cenário muito triste". O candidato explica que são mais de 600 associados e antes de começar o processo eleitoral apenas 90 membros pagavam o sindicato. 

O jornalista também falou um pouco sobre a greve que aconteceu no Sindjornal: "A greve foi triste tanto pra quem ficou, que viu muitos amigos indo embora, um clima tenso; e ainda mais triste pra quem perdeu emprego, que abraçou a greve, que confiou na direção do sindicato e sofreu retaliações. A verdade é essa. Eu não nego a existência da greve". 

As propostas de Alexandre Lino envolvem reerguer a casa da comunicação: "Nós conseguimos fazer com que o piso dos profissionais da comunicação do Estado valesse o piso pra todo mundo, R$4400, um reajuste de mais de mil reais. Isso é uma conquista sem ser presidente do sindicato, indo conversar com Governador Paulo Dantas e apresentando o cenário do jornalistas que recebiam um valor muito abaixo. Eu fico muito feliz que já consegui mostrar que com diálogo e apresentando números, dados e informações verdadeiras a gente consegue mudar a realidade. Vou trabalhar defendendo mais segurança pros jornalistas que tão no dia-a-dia na rua cobrindo pautas, vamos cuidar da saúde mental dos jornalistas, eu quero trazer eventos de volta. Eu vou ser presidente do sindicato parceiro". Lino propõe eventos bimestrais com as universidades, trazendo profissionais de fora do Estado para qualificar o time aqui.

 O jornalista enfatiza: "Eu vou lutar para todo mundo que saiu na greve ter sua oportunidade e seu direito respeitado, nós não vamos parar. Eu quero representar todo mundo porque quero voltar a ser protagonista".

A eleição da nova diretoria está marcada para a sexta-feira, dia 5 de maio.