Infraestrutura retira mais de mil toneladas de resíduos de galerias nos primeiros 4 meses
As equipes de drenagem realizaram serviços no quarto mês do ano em mais de 70 ruas da capital
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) retirou, entre janeiro e abril de 2023, mais de mil toneladas de resíduos de dentro das galerias de águas pluviais, provocados pelo descarte irregular. A prática é um dos principais fatores de alagamentos das cidades porque entope o sistema de drenagem, impedindo o fluxo natural da água da chuva.
De acordo com o órgão municipal, somente no mês de abril, foram retiradas 212 toneladas de lixo das galerias instaladas em 23 bairros. As equipes de drenagem realizaram serviços no quarto mês do ano em mais de 70 ruas da capital.
“No mês que iniciou a quadra chuvosa, os serviços se concentraram nos bairros onde mais se registraram alagamentos, como forma de contenção de danos. Para se ter uma ideia, na última semana quando ocorreram fortes chuvas na capital, estivemos em quase 40 vias de mais de 20 bairros. Mas a Seminfra vem realizando ações preventivas ao longo de todo o ano, incluindo nas estações de tempo seco e os serviços ocorrem de manhã até o final da tarde, além dos finais de semana”, explica o coordenador de drenagem, Gabriel Rodas.
Além da desobstrução de galerias, a Seminfra também atua em outros serviços de manutenção, como recuperação de galerias, bocas de lobos, poços de visitas, reposição de grelhas, implantação de tubulações em locais onde não existiam, substituição de tubos, dentre outros.
Com isso, a Seminfra já efetuou reparos em mais de 6 mil metros de galerias desde janeiro a abril de 2023, o que corresponde a mais de 6km.
“A gente sabe dos problemas, que não existem só em Maceió, mas que são semelhantes em diversos locais brasileiros, e buscamos atender cada demanda da nossa cidade que chega ao órgão. Definimos prioridades, nos baseamos em urgências, mas também organizamos um cronograma de execução, visitando os bairros, conhecendo de perto cada situação que chega até as nossas equipes. A gente pede também que a população contribua, não jogando lixo de forma irregular e nos acionando por meio do 156, que é nosso número de atendimento ”, afirma Gabriel Rodas.
Últimas notícias
Donald Trump diz que não vai se desculpar por vídeo racista com Obama
Brasil registra seis mortes suspeitas por pancreatite associadas a canetas emagrecedoras, aponta Anvisa
Suspeito diz à polícia que matou coreógrafo de fanfarras após suposta tentativa de relação sexual
Início do ano letivo é marcado por avanços na Educação de Maceió e mais oportunidades para estudantes
Chanceler do Irã detalha negociações nucleares com os Estados Unidos
Covid-19 mata 29 pessoas em janeiro no Brasil
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Bloco carnavalesco altera trânsito na Pajuçara neste domingo
