Renan Calheiros pede para o TCU barrar os ativos da Braskem
O senador questiona o acordo por não contar com a participação da ANM nem da AGU
O Senador Renan Calheiros (MDB), pediu ao Tribunal de Conta da União (TCU) que bloqueie os ativos da Braskem. A empresa é responsável pelo desastre do afundamento do solo em Maceió, que afetou diretamente 60 mil pessoas que tiveram que abandonar seus lares.
A Braskem fechou um acordo com o Ministério Público Federal (MPF) em 2019 em que estava previsto o pagamento de cerca de R$ 23 bilhões em ressarcimentos, frisando, porém, que ainda havia uma estimativa do valor total do dano causado.
O principal questionamento de Renan em torno do caso, é a falta de participação da Agência Nacional de Mineração (ANM) nem da Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM), nem da Advocacia-Geral da União (AGU).
O pedido do senador ao TCU é para que o tribunal bloqueie os ativos da empresa. Com a perspectiva de venda, as ações da Braskem tiveram altas recentemente. Renan pede ainda ao TCU que determine à ANM, ao CPRM e ao Ministério de Minas e Energia que intervenham nos acordos e peça que eles sejam anulados, além da abertura e uma investigação.
Últimas notícias
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Homem rouba iPhone de cidadão embriagado, vende por R$ 150 e é preso em Arapiraca
Presidente da OpenIA compartilha prompt para extrair o máximo do ChatGPT
Homem quebra o pé direito após agredir a mãe e tentar fugir de apartamento, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
