Política

MP abre investigação sobre gastos da ministra Daniela Carneiro na campanha eleitoral

Apuração diz respeito a compras feitas em duas gráficas durante disputa da política à reeleição como deputada federal em 2022

Por 7Segundos com CNN Brasil 16/05/2023 19h07
MP abre investigação sobre gastos da ministra Daniela Carneiro na campanha eleitoral
A ministra do Turismo, Daniela Carneiro - Foto: Divulgação/Ministério do Turismo

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) abriu um inquérito civil para apurar gastos da ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil-RJ), durante a campanha dela à reeleição como deputada federal em 2022. Após reeleita, Carneiro foi anunciada no ministério pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A apuração diz respeito a gastos de R$ 1 milhão em duas gráficas de um ex-assessor da Prefeitura de Belford Roxo (RJ), administrada pelo marido da ministra, Wagner dos Santos Carneiro, conhecido como Waguinho.

Os estabelecimentos não funcionam nos endereços fiscais declarados, segundo notícia-crime apresentada pelo deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR).

Conforme documento do MP-RJ, a investigação busca apurar o desvio de dinheiro público na utilização do Fundo Especial de Financiamento de Campanhas (FEFC).

O Ministério Público solicitou ao prefeito de Belford Roxo, Waguinho, os procedimentos licitatórios e de pagamentos relativos a uma das gráficas, que já foi fornecedora da prefeitura. Também foi solicitada a linha do tempo societária das empresas e a relação delas com o ex-assessor da administração municipal.

A CNN entrou em contato com a assessoria de imprensa da ministra Daniela Carneiro para pedir um posicionamento. O texto será atualizado assim que houver retorno.