STF extingue penas a Paulo Maluf por se enquadrar em indulto natalino de Bolsonaro
Político de 92 anos havia cumprido 5 anos e 4 meses de penas por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou extinta, nesta terça-feira (16), as penas impostas ao ex-deputado federal, ex-governador de São Paulo e ex-prefeito da capital paulista Paulo Maluf, de 92 anos.
Fachin entendeu que a situação de Maluf se enquadra no que foi estabelecido em indulto natalino editado em dezembro de 2022 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O indulto tem poder de extinguir a pena privativa de liberdade, e não os outros efeitos da condenação, como multas.
“Constato que os documentos apresentados pela defesa comprovam que o apenado atualmente possui 92 (noventa e dois) anos completos, o que atende a uma das exigências objetivas prescritas pelo decreto presidencial”, disse Fachin, na decisão.
Conforme o ministro, a pena total a Maluf tem o tempo de 10 anos, 6 meses e 10 dias, e que ele já cumpriu 5 anos, 4 meses e 23 dias. “Portanto, está preenchido o requisito objetivo alusivo ao tempo de cumprimento superior a 1/3 (um terço).”
Maluf estava em liberdade condicional desde fevereiro de 2022, também por decisão de Fachin.
A extinção da pena teve o parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Diferentemente do indulto dado ao então deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), derrubado pelo STF, o indulto pelo qual Maluf se beneficiou é geral e impessoal, e traz uma série de requisitos para sua aplicação a condenados.
Maluf foi condenado em dois processos na Corte. Em um deles, pegou 7 anos, 9 meses e 10 dias de reclusão por lavagem de dinheiro. A pena também incluiu perda de mandato e proibição de exercício de cargo ou função pública pelo dobro do tempo da pena.
Em outro processo, ele foi condenado a 2 anos e 9 meses de reclusão por falsidade ideológica para fins eleitorais.
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
