Projeto de Lei de Rodrigo Cunha proíbe a apreensão da CNH de pessoas endividadas
O projeto de Rodrigo Cunha, de nº 1208/23, busca alterar artigo do Código de Processo Civil
Por 10 votos a 1, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram que é constitucional a Justiça determinar a apreensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de pessoas endividadas. Mas um projeto de lei do senador Rodrigo Cunha (União) busca proibir esta apreensão do documento, evitando constrangimentos, prejuízos e restrições à liberdade de milhares de brasileiros e brasileiras.
O projeto de Rodrigo Cunha, de nº 1208/23, busca alterar artigo do Código de Processo Civil para evitar que a CNH seja apreendida. “Não estamos defendendo o calote. Mas a imensa maioria dos brasileiros endividados são pessoas trabalhadoras e que estão vivendo dificuldades momentâneas, em um momento difícil da economia do país. Neste sentido, apreender a CNH destas pessoas é uma crueldade”, disse Cunha.
“Apreender a CNH deste tipo de pessoas endividadas, trabalhadores, empreendedores, que estão enfrentando momento de dificuldade, acaba somente punindo estas pessoas sob o ponto de vista pessoal, em nada ajudando para que elas paguem o que devem. Respeito o Poder Judiciário, mas como legislador acredito que esta mudança na lei seria de muito bom senso, e justa”, reiterou Rodrigo Cunha.
A suspensão da carteira de motorista por dívidas não é imediata, mas pode ocorrer se determinada em processo judicial. Para isso, primeiro o credor (a pessoa ou empresa a quem se deve) precisa acionar o devedor na Justiça. Se não houver a possibilidade de penhora de bens do devedor, como dinheiro em conta bancária e imóveis, o juiz poderá suspender a CNH do devedor como coerção de pagamento.
Últimas notícias
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
