Projeto de Lei de Rodrigo Cunha proíbe a apreensão da CNH de pessoas endividadas
O projeto de Rodrigo Cunha, de nº 1208/23, busca alterar artigo do Código de Processo Civil
Por 10 votos a 1, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram que é constitucional a Justiça determinar a apreensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de pessoas endividadas. Mas um projeto de lei do senador Rodrigo Cunha (União) busca proibir esta apreensão do documento, evitando constrangimentos, prejuízos e restrições à liberdade de milhares de brasileiros e brasileiras.
O projeto de Rodrigo Cunha, de nº 1208/23, busca alterar artigo do Código de Processo Civil para evitar que a CNH seja apreendida. “Não estamos defendendo o calote. Mas a imensa maioria dos brasileiros endividados são pessoas trabalhadoras e que estão vivendo dificuldades momentâneas, em um momento difícil da economia do país. Neste sentido, apreender a CNH destas pessoas é uma crueldade”, disse Cunha.
“Apreender a CNH deste tipo de pessoas endividadas, trabalhadores, empreendedores, que estão enfrentando momento de dificuldade, acaba somente punindo estas pessoas sob o ponto de vista pessoal, em nada ajudando para que elas paguem o que devem. Respeito o Poder Judiciário, mas como legislador acredito que esta mudança na lei seria de muito bom senso, e justa”, reiterou Rodrigo Cunha.
A suspensão da carteira de motorista por dívidas não é imediata, mas pode ocorrer se determinada em processo judicial. Para isso, primeiro o credor (a pessoa ou empresa a quem se deve) precisa acionar o devedor na Justiça. Se não houver a possibilidade de penhora de bens do devedor, como dinheiro em conta bancária e imóveis, o juiz poderá suspender a CNH do devedor como coerção de pagamento.
Últimas notícias
Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
