Em Brasília, Deputado Rafael Brito preside mesa em debate sobre novo ensino médio
O parlamentar alagoano e coordenador do Ensino Médio da Frente Parlamentar Mista da Educação, Rafael Brito vem participando de diversos debates sobre o tema
Nesta quarta-feira (17), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou o Seminário do Novo Ensino Médio com especialistas em educação, representantes da sociedade, professores e estudantes com diferentes opiniões sobre o tema, para discutir sobre os itinerários formativos, currículo, flexibilização, interdisciplinaridade, ensino a distância, entre outros pontos.
Abrindo o debate na parte da tarde, o vice-presidente da Comissão de Educação, Rafael Brito (MDB), conduziu a discussão sobre a implementação do Novo Ensino Médio por meio dos eixos temáticos.
“Eu era secretário de educação em Alagoas quando o Novo Ensino Médio foi implementado. Na época, eu senti falta de uma coordenação por parte do governo federal para a construção dos itinerários e na implementação do NEM”, relatou.
O parlamentar alagoano e coordenador do Ensino Médio da Frente Parlamentar Mista da Educação, Rafael Brito vem participando de diversos debates sobre o tema. No mês passado, promoveu na Assembleia Legislativa de Alagoas, a 1ª audiência pública sobre o NEM, e contou com a participação de estudantes e servidores da educação de todo o estado.
Para o deputado, se o governo federal tivesse realizado essas discussões em 2017, metade dos assuntos que estão em pauta atualmente na Comissão de Educação, não precisam estar sendo abordados seis anos após a aprovação da lei.
“Quem conhece a realidade das escolas públicas do nosso país sabe que em muitas delas não existem sequer espaços para implementar os itinerários formativos. Não se pode cobrar que os professores executem o NEM se não é uma realidade nas escolas em que eles atuam. Temos que garantir uma melhor infraestrutura e uma formação dos profissionais da educação para atuarem no Novo Ensino Médio”, argumentou Rafael.
As mudanças do Novo Ensino Médio foram aprovadas em 2017 e entraram em vigor no ano passado, mas foram suspensas no início de abril desse ano, quando o ministro Camilo Santana publicou a portaria suspendendo por 60 dias a implementação do novo cronograma.
“Muito feliz em presidir uma das mesas no Seminário Novo Ensino Médio. Junto com a Comissão de Educação ouvimos ideias e sugestões de especialistas e profissionais que vivem o NEM e sabem quais mudanças precisam ser feitas para que ele dê certo. Foi um momento muito importante e tenho certeza que colheremos boas soluções”, finalizou Rafael Brito
De acordo com o deputado federal, após o seminário, será produzido relatório que será apresentado ao ministro da Educação e ao presidente da Câmara, e ressaltou ainda que foi criada uma subcomissão no colegiado para acompanhar a implantação do novo ensino médio. O Seminário aconteceu no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.
Últimas notícias
Homem é preso por agredir e ameaçar esposa por causa de discussão sobre enterro em Craíbas
Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo no município de Igaci
Suspeito de participar do tráfico de drogas em Maceió é morto na Cidade Universitária
Carreta colide com oito veículos e deixa cerca de 10 feridos em Santa Catarina
Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil
Dólar sobe para R$ 5,24 após indicação de Trump ao BC dos EUA
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
