Em Brasília, Deputado Rafael Brito preside mesa em debate sobre novo ensino médio
O parlamentar alagoano e coordenador do Ensino Médio da Frente Parlamentar Mista da Educação, Rafael Brito vem participando de diversos debates sobre o tema
Nesta quarta-feira (17), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou o Seminário do Novo Ensino Médio com especialistas em educação, representantes da sociedade, professores e estudantes com diferentes opiniões sobre o tema, para discutir sobre os itinerários formativos, currículo, flexibilização, interdisciplinaridade, ensino a distância, entre outros pontos.
Abrindo o debate na parte da tarde, o vice-presidente da Comissão de Educação, Rafael Brito (MDB), conduziu a discussão sobre a implementação do Novo Ensino Médio por meio dos eixos temáticos.
“Eu era secretário de educação em Alagoas quando o Novo Ensino Médio foi implementado. Na época, eu senti falta de uma coordenação por parte do governo federal para a construção dos itinerários e na implementação do NEM”, relatou.
O parlamentar alagoano e coordenador do Ensino Médio da Frente Parlamentar Mista da Educação, Rafael Brito vem participando de diversos debates sobre o tema. No mês passado, promoveu na Assembleia Legislativa de Alagoas, a 1ª audiência pública sobre o NEM, e contou com a participação de estudantes e servidores da educação de todo o estado.
Para o deputado, se o governo federal tivesse realizado essas discussões em 2017, metade dos assuntos que estão em pauta atualmente na Comissão de Educação, não precisam estar sendo abordados seis anos após a aprovação da lei.
“Quem conhece a realidade das escolas públicas do nosso país sabe que em muitas delas não existem sequer espaços para implementar os itinerários formativos. Não se pode cobrar que os professores executem o NEM se não é uma realidade nas escolas em que eles atuam. Temos que garantir uma melhor infraestrutura e uma formação dos profissionais da educação para atuarem no Novo Ensino Médio”, argumentou Rafael.
As mudanças do Novo Ensino Médio foram aprovadas em 2017 e entraram em vigor no ano passado, mas foram suspensas no início de abril desse ano, quando o ministro Camilo Santana publicou a portaria suspendendo por 60 dias a implementação do novo cronograma.
“Muito feliz em presidir uma das mesas no Seminário Novo Ensino Médio. Junto com a Comissão de Educação ouvimos ideias e sugestões de especialistas e profissionais que vivem o NEM e sabem quais mudanças precisam ser feitas para que ele dê certo. Foi um momento muito importante e tenho certeza que colheremos boas soluções”, finalizou Rafael Brito
De acordo com o deputado federal, após o seminário, será produzido relatório que será apresentado ao ministro da Educação e ao presidente da Câmara, e ressaltou ainda que foi criada uma subcomissão no colegiado para acompanhar a implantação do novo ensino médio. O Seminário aconteceu no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.
Últimas notícias
Prefeitura de Penedo anuncia restauração da histórica Rua do Banheiro pelo PAP
Penedo receberá a carreta do Programa Agora Tem Especialistas do Ministério da Saúde
Com 41,75%, Renan Filho ultrapassa JHC em pesquisa, após início da pré-campanha
Polícia Civil apreende 191 cartões bancários em operação contra agiotagem em Penedo
Acidente entre van e carro de passeio é registrado no município de Água Branca
Chico Filho cobra providências da concessionária Sanama por prejuízos no bairro da Santa Lúcia
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
