Em Brasília, Deputado Rafael Brito preside mesa em debate sobre novo ensino médio
O parlamentar alagoano e coordenador do Ensino Médio da Frente Parlamentar Mista da Educação, Rafael Brito vem participando de diversos debates sobre o tema
Nesta quarta-feira (17), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou o Seminário do Novo Ensino Médio com especialistas em educação, representantes da sociedade, professores e estudantes com diferentes opiniões sobre o tema, para discutir sobre os itinerários formativos, currículo, flexibilização, interdisciplinaridade, ensino a distância, entre outros pontos.
Abrindo o debate na parte da tarde, o vice-presidente da Comissão de Educação, Rafael Brito (MDB), conduziu a discussão sobre a implementação do Novo Ensino Médio por meio dos eixos temáticos.
“Eu era secretário de educação em Alagoas quando o Novo Ensino Médio foi implementado. Na época, eu senti falta de uma coordenação por parte do governo federal para a construção dos itinerários e na implementação do NEM”, relatou.
O parlamentar alagoano e coordenador do Ensino Médio da Frente Parlamentar Mista da Educação, Rafael Brito vem participando de diversos debates sobre o tema. No mês passado, promoveu na Assembleia Legislativa de Alagoas, a 1ª audiência pública sobre o NEM, e contou com a participação de estudantes e servidores da educação de todo o estado.
Para o deputado, se o governo federal tivesse realizado essas discussões em 2017, metade dos assuntos que estão em pauta atualmente na Comissão de Educação, não precisam estar sendo abordados seis anos após a aprovação da lei.
“Quem conhece a realidade das escolas públicas do nosso país sabe que em muitas delas não existem sequer espaços para implementar os itinerários formativos. Não se pode cobrar que os professores executem o NEM se não é uma realidade nas escolas em que eles atuam. Temos que garantir uma melhor infraestrutura e uma formação dos profissionais da educação para atuarem no Novo Ensino Médio”, argumentou Rafael.
As mudanças do Novo Ensino Médio foram aprovadas em 2017 e entraram em vigor no ano passado, mas foram suspensas no início de abril desse ano, quando o ministro Camilo Santana publicou a portaria suspendendo por 60 dias a implementação do novo cronograma.
“Muito feliz em presidir uma das mesas no Seminário Novo Ensino Médio. Junto com a Comissão de Educação ouvimos ideias e sugestões de especialistas e profissionais que vivem o NEM e sabem quais mudanças precisam ser feitas para que ele dê certo. Foi um momento muito importante e tenho certeza que colheremos boas soluções”, finalizou Rafael Brito
De acordo com o deputado federal, após o seminário, será produzido relatório que será apresentado ao ministro da Educação e ao presidente da Câmara, e ressaltou ainda que foi criada uma subcomissão no colegiado para acompanhar a implantação do novo ensino médio. O Seminário aconteceu no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.
Últimas notícias
Moraes nega mudança de horário de fisioterapia de Bolsonaro
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro após laudo médico da PF
Acesso asfáltico ao Distrito de Coité das Pinhas é autorizado e garante mais mobilidade e desenvolvimento
Paulo Dantas destaca saúde na entrega do Hospital Regional em Palmeira dos Índios
Obras marcam 39 anos de Teotônio e reforçam parceria entre Peu Pereira e Arthur Lira
Suzane von Richthofen curte litoral de São Paulo e web reage
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
