Deltan Dallagnol tem chances de reverter a cassação? Entenda o caso
O programa Antena Manhã recebeu o advogado especialista sobre Direito Eleitoral, Gustavo Ferreira, para debater sobre o caso
O advogado especialista em Direito Eleitoral, Gustavo Ferreira, concedeu entrevista ao Antena Manhã e explicou a situação de Deltan Dallagnol. O ex-procurador teve o mandato de deputado federal cassado pelo TSE na terça-feira (16). A decisão final caberá ao STF.
Para Gustavo Ferreira, quando Dallagnol pediu exoneração do cargo que ocupava, não havia processo disciplinar em andamento. O prazo para deixar o cargo, para então, posteriormente se candidatar, seria de seis meses antes das eleições. Deltan deixou o cargo faltando 11 meses para o pleito.
Esse foi o argumento apresentado pela defesa para que o TRE do Paraná deferisse a candidatura de Dallagnol em 2022. Decisão, que para Gustavo Ferreira, seguiu estritamente o que diz o texto da lei.
“Quando ele fez o pedido, de fato, não havia processo administrativo disciplinar em andamento. É um decisão juridicamente possível”, declarou Gabriel Ferreira
A linha de raciocínio adotada pelo ministro Benedito Gonçalves, relator do processo, é de que o então deputado federal, Deltan Dallagnol, tinha conhecimento de pelo menos 15 processos administrativos disciplinares que poderiam ser abertos. A saída de Deltan muito tempo antes do que geralmente ocorre, revela uma tentativa de burlar a lei da ficha limpa.
Para o especialista em Direito Eleitoral, a linha adotada pelo TSE também é plausível. Mas aponta que a decisão pode ferir a presunção de inocência do ex-procurador.
Deltan foi o deputado federal mais votado do Paraná com cerca de 344 mil votos. Mas o que vai acontecer com todos os votos que foram depositados no ex-procurador?
Gabriel Ferreira explica que “De acordo com TSE, cada eleição é uma eleição”. Portanto, por mais que Deltan esteja inelegível por oito anos, se ele apresentar candidatura nas eleições de 2024, o processo será julgado novamente. Gabriel afirma que “no Direito, o mesmo texto pode ser interpretado de maneiras diferentes”.
Confira a entrevista completa acessando o link:
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
