Dia Mundial da Doação de Leite Humano, saiba como doar em Maceió
A doutora Andréa Pinheiro explica os benefícios do ato em entrevista para Rede Antena 7
Hoje, dia 19 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, que foi instituído em 2015, com o intuito de informar, conscientizar e inspirar às mães que tem excesso de leite a doar, exaltando os benefícios que este ato pode trazer tanto para a mãe, quanto para o bebê.
O leite materno que é a melhor fonte de nutrientes para os recém-nascidos crescerem saudáveis também tem o poder de protegem os mais novos de algumas doenças relacionadas a alimentação desequilibrada como obesidade, diabetes e hipercolesterolemia infantil.
Além de ser a esperança de muitos bebês recém-nascidos, prematuros, com baixo peso, com algum problema de saúde e que não podem ser amamentados pelas próprias mães, a doação de leite materno também traz proveito para as mães.
As genitoras, mais do que terem o privilégio de contribuir com a diminuição da mortalidade infantil, poderão encontrar na doação de leite vantagens como auxílio a diminuição de peso materno, aumento do conforto mamário, prevenção de mastite, uma inflamação aguda dos tecidos mamários pelo acúmulo de leite e o aumento da produção de leite provocado pelo estímulo da ordenha constante.
Em entrevista para a Rede Antena 7, a pediatra e coordenadora do banco de leite da Maternidade Santa Mônica, de Maceió, Andréa Pinheiro, explica sobre a necessidade de conscientizar a população sobre a doação de leite materno.
A pediatra informa que o leite materno apresenta muitos benefícios para bebês que estão em perigo de morte, ela diz que de acordo com os estudos que já foram feitos o alimento faz parte do tratamento para as bebês de alto risco e auxilia na qualidade de vida deles.
Andréa fala sobre a importância da campanha nacional de doação, e ressalta que todos os dias nascem crianças novas, e por isso a rede de saúde percebeu que as campanhas que já existem como Agosto Dourado e a semanas de doação não são suficientes , uma vez que as progenitoras precisavam ser sempre estimuladas.
Mais do que uma rede de apoio para crianças que estão passando por dificuldades alimentícias ou de saúde, o banco de leite também funciona como suporte para às mães que apresentam problemas decorrentes do excesso de leite, e ainda age solucionando dúvidas sobre a amamentação para toda a família.
Ainda de acordo com a doutora, o estoque de leite sempre estará precisando de doações, tendo em vista que o processo de disponibilização do leite dura uma semana, então a cada sete dias a reserva se reinicia. Ela também diz que nesta semana, especificamente, por conta da campanha de doação, houve um aumento e que ela espera que permaneça até o mês de agosto, que também é dedicado ao ato.
Na entrevista, a médica explica o passo a passo dos processos de doação, tanto da parte burocrática quanto do ato de extração do leite. Para mais informações a coordenadora disponibilizou o contato do banco de leite da Maternidade Santa Mônica, o número é 3315-4434.
Últimas notícias
Presidente do TJAL e prefeita discutem realização do 'Arraial da Cidadania' em Porto Calvo
Atalaia vive fim de semana histórico e celebra 262 anos com alegria e fé
Prefeitura de Colônia Leopoldina nomeia comissão especial do concurso público
Nova isenção do Imposto de Renda beneficia mais de 139 mil alagoanos a partir de fevereiro
MPAL move ação contra Águas do Sertão e município de Porto Real do Colégio
MPAL e Grupo Gay de Maceió avançam na construção de projeto de acolhimento
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
