Dia Mundial da Doação de Leite Humano, saiba como doar em Maceió
A doutora Andréa Pinheiro explica os benefícios do ato em entrevista para Rede Antena 7
Hoje, dia 19 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, que foi instituído em 2015, com o intuito de informar, conscientizar e inspirar às mães que tem excesso de leite a doar, exaltando os benefícios que este ato pode trazer tanto para a mãe, quanto para o bebê.
O leite materno que é a melhor fonte de nutrientes para os recém-nascidos crescerem saudáveis também tem o poder de protegem os mais novos de algumas doenças relacionadas a alimentação desequilibrada como obesidade, diabetes e hipercolesterolemia infantil.
Além de ser a esperança de muitos bebês recém-nascidos, prematuros, com baixo peso, com algum problema de saúde e que não podem ser amamentados pelas próprias mães, a doação de leite materno também traz proveito para as mães.
As genitoras, mais do que terem o privilégio de contribuir com a diminuição da mortalidade infantil, poderão encontrar na doação de leite vantagens como auxílio a diminuição de peso materno, aumento do conforto mamário, prevenção de mastite, uma inflamação aguda dos tecidos mamários pelo acúmulo de leite e o aumento da produção de leite provocado pelo estímulo da ordenha constante.
Em entrevista para a Rede Antena 7, a pediatra e coordenadora do banco de leite da Maternidade Santa Mônica, de Maceió, Andréa Pinheiro, explica sobre a necessidade de conscientizar a população sobre a doação de leite materno.
A pediatra informa que o leite materno apresenta muitos benefícios para bebês que estão em perigo de morte, ela diz que de acordo com os estudos que já foram feitos o alimento faz parte do tratamento para as bebês de alto risco e auxilia na qualidade de vida deles.
Andréa fala sobre a importância da campanha nacional de doação, e ressalta que todos os dias nascem crianças novas, e por isso a rede de saúde percebeu que as campanhas que já existem como Agosto Dourado e a semanas de doação não são suficientes , uma vez que as progenitoras precisavam ser sempre estimuladas.
Mais do que uma rede de apoio para crianças que estão passando por dificuldades alimentícias ou de saúde, o banco de leite também funciona como suporte para às mães que apresentam problemas decorrentes do excesso de leite, e ainda age solucionando dúvidas sobre a amamentação para toda a família.
Ainda de acordo com a doutora, o estoque de leite sempre estará precisando de doações, tendo em vista que o processo de disponibilização do leite dura uma semana, então a cada sete dias a reserva se reinicia. Ela também diz que nesta semana, especificamente, por conta da campanha de doação, houve um aumento e que ela espera que permaneça até o mês de agosto, que também é dedicado ao ato.
Na entrevista, a médica explica o passo a passo dos processos de doação, tanto da parte burocrática quanto do ato de extração do leite. Para mais informações a coordenadora disponibilizou o contato do banco de leite da Maternidade Santa Mônica, o número é 3315-4434.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
