IMA investiga causa da manchas que apareceram nas praias de Maceió
O resultado dos exames saem na próxima semana

Nesta quarta-feira (31), o Instituto do Meio Ambiente (IMA) informou que está examinando a causa das manchas que estão aparecendo nas praias de Maceió. No dia ontem, 30 de maio, assim como na semana passada, surgiram manchas escuras no mar alguns locais da praia da Ponta Verde e da Pajuçara.
De acordo com o coordenador de gerenciamento costeiro do IMA, Ricardo César, existem duas possíveis causas para este fenômeno estar acontecendo.
Uma delas é a drenagem da água da chuva que se acumula em galerias pluviais e podem convergir para um mesmo local de escoamento, águas estas que percorrem o continente levando as impurezas da cidade para o mar.
Além disso, outra possibilidade é que pode ter havido um vazamento de esgoto que se acumulou nestas galerias, posteriormente sendo expelido para o oceano .
No último caso, o IMA deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) para solucionar a questão da contaminação por esgoto.
O coordenador acrescenta também que outros fenômenos vêm ocorrendo no litoral maceioense, como nas praias da Avenida, Pontal e Sobral. Mas este, especificamente, já tem a sua causa justificada.
Trata de um efeito decorrente da proliferação de algas marinhas, conhecidas como algas marrons, que quando aglomerada e misturadas com as proteínas e lipídeos da água do mar, formam um tipo de espuma marrom que se espalha pelas praias.
Em todos os casos, o IMA indica que a população evite o banho, uma vez que estas contaminações podem provocar danos à saúde. Outra recomendação é que as pessoas esperem pelo menos 72 horas para se banhar no mar após fortes chuvas, distanciando-se de pontos de ecoamento das águas pluviais.
César também informou que foi descartada a contaminação por óleo, já que o comportamento da água se mostrou diferente das vezes que o óleo se espalhou pelo oceano. As amostras de água forma levadas e os resultados dos exames saem na próxima semana.
Últimas notícias

Após reunião, Leonardo Dias comemora mudanças em portaria sobre distribuição de PAEs na Rede Municipal

Prefeito de Japaratinga inaugura quadra poliesportiva

Homem é brutalmente agredido após um desentendimento no município de Dois Riachos

Primeiro filho de Rodrigo Cunha e Millane Hora vai nascer na maternidade que tem o nome da avó

Jornalista Abidias Martins escreve livro sobre a pandemia da Covid-19 em AL

'Lua de Sangue': web se divide em quem conseguiu ou não assistir eclipse lunar no Brasil
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
