IMA investiga causa da manchas que apareceram nas praias de Maceió
O resultado dos exames saem na próxima semana
Nesta quarta-feira (31), o Instituto do Meio Ambiente (IMA) informou que está examinando a causa das manchas que estão aparecendo nas praias de Maceió. No dia ontem, 30 de maio, assim como na semana passada, surgiram manchas escuras no mar alguns locais da praia da Ponta Verde e da Pajuçara.
De acordo com o coordenador de gerenciamento costeiro do IMA, Ricardo César, existem duas possíveis causas para este fenômeno estar acontecendo.
Uma delas é a drenagem da água da chuva que se acumula em galerias pluviais e podem convergir para um mesmo local de escoamento, águas estas que percorrem o continente levando as impurezas da cidade para o mar.
Além disso, outra possibilidade é que pode ter havido um vazamento de esgoto que se acumulou nestas galerias, posteriormente sendo expelido para o oceano .
No último caso, o IMA deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) para solucionar a questão da contaminação por esgoto.
O coordenador acrescenta também que outros fenômenos vêm ocorrendo no litoral maceioense, como nas praias da Avenida, Pontal e Sobral. Mas este, especificamente, já tem a sua causa justificada.
Trata de um efeito decorrente da proliferação de algas marinhas, conhecidas como algas marrons, que quando aglomerada e misturadas com as proteínas e lipídeos da água do mar, formam um tipo de espuma marrom que se espalha pelas praias.
Em todos os casos, o IMA indica que a população evite o banho, uma vez que estas contaminações podem provocar danos à saúde. Outra recomendação é que as pessoas esperem pelo menos 72 horas para se banhar no mar após fortes chuvas, distanciando-se de pontos de ecoamento das águas pluviais.
César também informou que foi descartada a contaminação por óleo, já que o comportamento da água se mostrou diferente das vezes que o óleo se espalhou pelo oceano. As amostras de água forma levadas e os resultados dos exames saem na próxima semana.
Últimas notícias
Secretaria do Meio Ambiente promove última Feira Sustentável Sabor do Campo de 2025
Alagoas terá ensino integral universal e oferta ampliada de cursos profissionalizantes até 2026
Após decisão do Congresso, Teca Nelma chama população às ruas contra o PL da Dosimetria
Projeto de Cibele Moura vai transformar Igreja de São Bastião de Arapiraca em Patrimônio Imaterial
[Vídeo] Jovem arapiraquense que aguardava cirurgia há dois meses é operado em Maceió
Polícia Militar prende suspeito de torturar e matar casal na Grota do Rafael, no Jacintinho
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
