Meio ambiente

IMA investiga causa da manchas que apareceram nas praias de Maceió

O resultado dos exames saem na próxima semana

Por 7Segundos com TV Pajuçara 31/05/2023 10h10
IMA investiga causa da manchas que apareceram nas praias de Maceió
Manchas nas praias de Maceió - Foto: Reprodução / Tv Pajuçara

Nesta quarta-feira (31), o Instituto do Meio Ambiente (IMA) informou que está examinando a causa das manchas que estão aparecendo nas praias de Maceió. No dia ontem, 30 de maio, assim como na semana passada, surgiram manchas escuras no mar alguns locais da praia da Ponta Verde e da Pajuçara.

De acordo com o coordenador de gerenciamento costeiro do IMA, Ricardo César, existem duas possíveis causas para este fenômeno estar acontecendo.

Uma delas é a drenagem da água da chuva que se acumula em galerias pluviais e podem convergir para um mesmo local de escoamento, águas estas que percorrem o continente levando as impurezas da cidade para o mar.

Além disso, outra possibilidade é que pode ter havido um vazamento de esgoto que se acumulou nestas galerias, posteriormente sendo expelido para o oceano .

No último caso, o IMA deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) para solucionar a questão da contaminação por esgoto.

O coordenador acrescenta também que outros fenômenos vêm ocorrendo no litoral maceioense, como nas praias da Avenida, Pontal e Sobral. Mas este, especificamente, já tem a sua causa justificada.

Trata de um efeito decorrente da proliferação de algas marinhas, conhecidas como algas marrons, que quando aglomerada e misturadas com as proteínas e lipídeos da água do mar, formam um tipo de espuma marrom que se espalha pelas praias.

Em todos os casos, o IMA indica que a população evite o banho, uma vez que estas contaminações podem provocar danos à saúde. Outra recomendação é que as pessoas esperem pelo menos 72 horas para se banhar no mar após fortes chuvas, distanciando-se de pontos de ecoamento das águas pluviais.

César também informou que foi descartada a contaminação por óleo, já que o comportamento da água se mostrou diferente das vezes que o óleo se espalhou pelo oceano. As amostras de água forma levadas e os resultados dos exames saem na próxima semana.