Prefeitura de Maceió oferece moradia, serviços de saúde, educação e inclusão aos migrantes
Secretário Fernando Davino apresenta ações voltadas aos migrantes à representantes da ONU

O secretário de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar, Fernando Davino, se encontrou com representantes da Agência da ONU para Refugiados (Acnur) para apresentar o atendimento da pasta aos migrantes venezuelanos.
A reunião, ocorrida na última quinta-feira (1º), contou também com a presença dos responsáveis pela Casa de Ranquines, que em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), assiste aos migrantes da etnia Warao. Atualmente, a Prefeitura de Maceió oferece moradia, serviços de saúde e educação, além de promover a inclusão social dessas pessoas à comunidade local.
O secretário Fernando Davino destacou a importância de atender aos migrantes em solo maceioense, levando cidadania e dignidade para eles. “Precisamos entender que somos todos seres humanos, iguais e com direitos à cidadania e dignidade. Por isso, vamos continuar desempenhando esse trabalho muito importante de auxílio aos migrantes Waraos”, afirmou.
Atendimentos aos migrantes
No mês de maio, o Prefeito JHC criou a política municipal de atenção à população migrante, refugiada e apátrida em Maceió.
Ainda em 2022, a Prefeitura de Maceió instituiu um Comitê Municipal Intersetorial de Atenção aos Migrantes, para oferta de Serviço de Acolhimento Institucional para imigrantes e refugiados indígenas venezuelanos oriundos de fluxo migratório provocado por crise humanitária.
A Semdes já atendeu a 13 grupos familiares, da etnia Warao, com ações na área de assistência social e de outras pastas como a Educação e a Saúde, desde o dia 22 de março de 2021. Todas as famílias já receberam ou continuam recebendo o auxílio moradia da Prefeitura de Maceió, como também cestas básicas e tickets alimentação.
Todos os núcleos familiares foram inseridos no Cadastro Único, com cadastros atualizados, sendo beneficiários do programa Bolsa Família e além disso, receberam também o auxílio emergencial, a fim de superarem a situação de extrema vulnerabilidade social em que se encontravam.
Também é promovido pelo poder municipal, a inserção desta comunidade no mercado de trabalho para que adquiram autonomia financeira e assim vivam com dignidade na capital alagoana.
Últimas notícias

Polícia investiga assassinato de marido de vereadora de Teotônio; ele foi morto com cinco tiros na cabeça

Mãe acusada de negligência tem quatro filhos retirados de seu convívio em Teotônio Vilela

Racismo no futebol cresce, apesar de campanhas, alerta Observatório

Suspeito de homicídio em Igreja Nova é preso pela Polícia Civil em Arapiraca

Paciente psiquiátrico faz ameaças com facas e é contigo pela PM após 3h de negociação, em Arapiraca

MEC divulga resultado da primeira chamada do Pé-de-Meia Licenciaturas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
