Mais de 880 foragidos da Justiça são recapturados por força-tarefa integrada criada pela SSP
Grupo conjunto reúne integrantes das forças de segurança e é coordenado pela Chefia de Inteligência da Segurança Pública
Em um ano de atuação, a força-tarefa investigativa integrada criada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública conseguiu recapturar 884 pessoas que estavam foragidas do Poder Judiciário por diversos crimes. A equipe policial é coordenada pela Chefia de Inteligência da SSP e conta com membros das forças de segurança estaduais.
Do total de indivíduos que retornaram ao sistema prisional, a maioria é envolvida em crimes contra a vida. Cerca de 45,5% dos presos e menores apreendidos respondem por homicídio. Logo em seguida, os crimes relacionados aos envolvidos são por organização criminosa (18,2%) e estupro de vulnerável (10,4%).
Criada com o objetivo de ajudar na redução da criminalidade, a força-tarefa trouxe resultados positivos desde o início. Somente no primeiro mês, o número de recapturados chegou a 58. Em maio deste ano, a quantidade é de 95 detidos. O mês que mais teve prisões e/ou apreensões de adolescentes foi agosto de 2022, com um total de 94. Este mês também entrou para a história ao registrar uma redução de 54% no número de mortes violentas letais e intencionais, uma prova da contribuição da força-tarefa no combate ao crime.
Para o secretário Flávio Saraiva, o trabalho investigativo junto às ações ostensivas e preventivas tem mantido Alagoas entre os estados menos violentos do Brasil. “Estamos diariamente atuando para combater a criminalidade e essas prisões são muito importantes. São pessoas que já se sentiam livres da Justiça, livres das responsabilidades impostas pelas penas, mas que também continuavam cometendo crimes. A força-tarefa está focada em agir principalmente contra homicidas, traficantes e estupradores, pois o bem maior é a vida”, declarou o secretário. Ele reforçou ainda que a ação ultrapassa os limites de Alagoas.
“Nós estamos fazendo intercâmbio constante com as agências de inteligência de todo o país. Com frequência estamos realizando prisão aqui em Alagoas de criminosos que vieram de Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e demais estados, bem como há infratores alagoanos sendo presos em outras unidades da federação. Isso reforça ainda mais a importância da força-tarefa”, disse Flávio Saraiva.
Além do uso de ferramentas tecnológicas, a força-tarefa também conta com a parceria da população, que, através do número 181, podem repassar informações para o disque-denúncia, ajudando na elucidação dos crimes.
Últimas notícias

Maior concurso público de AL será lançado em 28 de outubro, anuncia Paulo Dantas
Sistema de Esgotamento Sanitário transforma Teotônio Vilela com investimento de R$ 30,2 milhões assegurado por Arthur Lira

Descartada suspeita de intoxicação por metanol de jovem no interior de Alagoas

Turismo diferente: parentes viajam à Colômbia para se submeter juntos a cirurgias plásticas no valor de R$ 360 mil

Yuri Lima apaga todas as fotos com Iza nas redes sociais

Acidente entre moto e caminhão deixa mulher morta Av. Josefa de Melo, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
