Política

Em Sessão Solene, Leonardo Dias entrega comendas a artistas alagoanos e enaltece cultura local: “maior diversidade artística do mundo”

O vereador relembrou ainda que – durante a pandemia da Covid-19 – o setor cultural foi o que mais sofreu com as restrições impostas pelo poder público

Por 7Segundos com Assessoria 05/06/2023 19h07
Em Sessão Solene, Leonardo Dias entrega comendas a artistas alagoanos e enaltece cultura local: “maior diversidade artística do mundo”
Em Sessão Solene, Leonardo Dias entrega comendas a artistas alagoanos e enaltece cultura local: “maior diversidade artística do mundo” - Foto: Assessoria

O vereador Leonardo Dias (PL) presidiu, na manhã desta segunda-feira (5), uma Sessão Solene realizada na Câmara Municipal de Maceió (CMM), que homenageou os artistas alagoanos Mano Walter, Allan Quintella, Flavinho e Luciano Peixoto.

“Alagoas é o pedaço de terra com maior diversidade artística do mundo. Desta forma, nada mais justo do que homenagear verdadeiros heróis que no palco ou nos bastidores travam uma batalha que inspira novas gerações, enaltece nossas raízes e revela essa imensa riqueza que faz Alagoas ser essa terra onde a cultura jorra”, afirmou Dias durante a solenidade.

O vereador relembrou ainda que – durante a pandemia da Covid-19 – o setor cultural foi o que mais sofreu com as restrições impostas pelo poder público. Por esta razão, Leonardo Dias buscou apresentar propostas que puderam aliviar o sofrimento vivido pela categoria.

“Por dever, apresentei propostas que valorizem o artista local para que sempre tenhamos a renovação e multiplicidade cultural por cada canto da nossa cidade. Creio no potencial da arte para mudar a vida das pessoas e vejo exemplos pessoais que comprovam minha crença”, complementou.

LUCIANO PEIXOTO RECEBA COMENDA HEITOR VILLA-LOBOS

Um dos principais nomes da música erudita alagoana, Luciano Peixoto participou de diversos eventos que difundiram a música lírica em Maceió. O artista dedica seu tempo a lecionar aulas de canto e de outras disciplinas ligadas às artes clássica e sacra.

“Luciano é exemplo de uma vida dedicada ao belo, tornando o erudito acessível por meio de participações em diversos recitais de canto lírico. Desde 1994, ministra aulas de canto para corais e grupos vocais da Igreja Católica. Em suas contribuições à arte sacra, compôs cantos litúrgicos, como “Regina Caelis” e tantas outras. Recebeu o Prêmio Gogó da Ema, em 2017 devido ao projeto Tenores Alagoanos.

Em seu pronunciamento, Luciano Peixoto se mostrou honrado em ter recebido uma comenda com o nome de Heitor Villa-Lobos.

“Receber a comenda Heitor Villa-Lobos é um grande privilégio. Agradeço profundamente ao vereador Leonardo Dias por acreditar no meu trabalho e por desenvolver a promoção da cultura alagoana. Agradeço a Deus, Uno e Trino, à Virgem Santíssima, a Dom Henrique Soares, a Padre Cícero Lenisvaldo, à minha família, amigos e alunos por esse reconhecimento”, finalizou.

COMENDA GOVERNADOR TEOBALDO BARBOSA É ENTREGUE A ALLAN QUINTELLA

O empresário Allan Quintella foi homenageado por seus esforços ao desenvolvimento do setor artístico em Maceió. Durante a pandemia, o produtor foi idealizador de diversos projetos que ajudaram a manter a indústria cultural em funcionamento, garantindo o sustento de centenas de famílias.

“Allan não se resume a um músico, pois alia sua ímpar sensibilidade artística aos conhecimentos técnicos de gestão de negócios para promover a cultura alagoana. É um dos pilares da economia criativa em toda Alagoas. São mais de 20 anos promovendo eventos musicais como o Maceió Fest e o Villa Mix. O projeto “Cultura Pela Vida” contou com apresentação de centenas de músicos alagoanos que foram revertidos em cachês para essas bandas. Isso demonstra que sua capacidade empreendedora não se dissocia de um dos principais ensinamentos deixados por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é o de amar ao próximo”, pontuou.

O empresário enalteceu o trabalho de Leonardo Dias ao propor projetos que ajudam a fomentar a arte produzida no estado em grandes eventos realizados em Maceió, como a lei de autoria do vereador que destina 50% dos valores investidos em eventos promovidos pelo Executivo Municipal aos artistas locais.

“O vereador antes de seu mandato se propôs a apresentar uma lei que foi aprovada e isso foi uma forma de valorizar nossos músicos e poder mostrar a qualidade que o artista maceioense tem. Agradeço por ajudar a cultura de forma geral e dar seu apoio público”, finalizou.

FLAVINHO, DA MÔ FIO, RECEBE COMENDA EDÉCIO LOPES

Outro homenageado foi o cantor Flávio Henrique, conhecido como Flavinho, da banda de Mô Fio. Um dos artistas mais conhecidos no cenário local, tem quase 30 anos dedicados à música e levou o nome de Alagoas em apresentações realizadas em todo o país ao lado de nomes como Elba Ramalho, Dominguinhos, Alceu Valença e outros.

“Flavinho merece ser aplaudido de pé por ser propagador da essência da cultura nordestina e, consequentemente de Alagoas. Está há 28 anos na estrada musical, sendo 20 deles dedicados ao forró. O ritmo foi declarado como patrimônio imaterial brasileiro pelo IPHAN [Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional] e ele sem dúvidas é uns dos defensores mais exitosos desta missão”, disse Dias.

O cantor se emocionou ao receber a comenda e revelou que escolheu o forró como seu ritmo de trabalho por tratar-se de um gênero musical que se perpetua através dos anos.

“O forró representa os nordestinos e os brasileiros. Alavanca o nome do nosso país no mundo inteiro e é visto como patrimônio. Temos os melhores músicos do Brasil e fazer parte desse grande time é honroso para mim. Tenho o prazer de ter nascido em uma terra de guerreiros e sinto orgulho de ser alagoano”, disse.

MANO WALTER RECEBE COMENDA PIERRE CHALITA

O último homenageado da Sessão Solene foi o cantor Mano Walter. Sucesso em todo o Brasil, o alagoano tem sido um dos principais nomes da música sertaneja brasileira. Recentemente, foi nomeado Embaixador do São João de Maceió.

“Mano Walter dispensa qualquer tipo de apresentação e se trata do artista nordestino que mais cresceu no mercado fonográfico. Suas canções são cantaroladas por outras pessoas que se identificam com seus versos e essa arte sempre dialogou com as raízes de nosso povo. Foi assim que em 2014 ganhou destaque no cenário nordestino e em 2019 foi parar no Grammy Latino, onde concorreu com o Melhor Álbum de Música Sertaneja”, destacou Dias.

Devido à sua agenda extensa de compromissos, Mano Walter não pode estar presente na sessão, sendo representado pelo seu empresário, Rafael Tavares, que agradeceu a homenagem ofertada ao artista.