Lula diz desconfiar que países ricos prometem o que não podem dar em relação à Amazônia
Presidente falou durante cerimônia do Dia Nacional do Meio Ambiente no Palácio do Planalto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta segunda-feira (5) que desconfia que os países ricos prometem o que não podem ou o que não querem dar para proteger a a Amazônia. A fala de Lula ocorreu na cerimônia do Dia Nacional do Meio Ambiente no Palácio do Planalto.
Em abril, o governo dos Estados Unidos anunciou a intenção de contribuir com US$ 500 milhões –equivalentes a R$ 2,5 bilhões– para o Fundo Amazônia para os próximos cinco anos. Ele ainda precisa da aprovação do Congresso para a liberação dos recursos. O presidente Joe Biden também convocou outras lideranças para que apoiem o Fundo Amazônia.
Já em janeiro, o chanceler alemão, Olaf Scholz, anunciou o envio de 30 milhões de euros durante encontro com o presidente Lula no Palácio do Planalto, em Brasília.
Lula também disse que o objetivo é o bem estar e o desenvolvimento do povo que vive na região. O presidente ressaltou que a floresta é soberana do Brasil.
“Nós queremos extrair, pesquisar a riqueza da nossa biodiversidade para ver se a gente consegue tirar sustento para o nosso povo e, quem sabe, a construção de empresas que produzam algo a partir da biodiversidade”, comentou.
No fim do discurso, o chefe do Planalto, que discursou logo após a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, defendeu que o garimpo ilegal deve ser combatido e criminalizado, e ainda disse que não é preciso derrubar árvores para plantar qualquer coisa.
“Não precisa mais derrubar árvores para plantar soja, milho, cana ou criar gado, não precisa. Tem muita terra para ser utilizada”, disse o presidente.
Últimas notícias
Judiciário de Alagoas entra em recesso a partir deste sábado (20)
MP pede e Justiça decreta nova prisão de Kel Ferreti por descumprimento de medidas cautelares
Colisão entre carro e moto deixa três feridos em São Miguel dos Campos
Foragido da Justiça é preso em Arapiraca no bairro Eldorado
Sóstenes e Jordy são alvo da PF por desvio de cota parlamentar
Estabelecimento comercial é flagrado dois dias seguidos com ‘gato de energia’ em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
