PT faz solicitação para ter seus próprios canais abertos de rádio e televisão
Partido justifica que precisa ampliar a prestação de contas e potencializar a formação e incentivo da participação política da população

O Partido dos Trabalhadores (PT) deu entrada, na terça-feira (6), em um pedido no Ministério das Comunicações para ter seus próprios canais de rádio e televisão abertos.
O documento assinado pela presidente nacional da sigla, deputada federal Gleisi Roffmann (PT-PR), e pelo secretário nacional de Comunicação da legenda, deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP), pede que sejam destinadas ao partido concessões que estejam atualmente vagas.
Para justificar a medida, o PT afirma que precisa ampliar a prestação de contas e potencializar a formação de incentivo à participação da política da população.
“A comunicação por canal partidário específico possibilitaria a justa prestação de informação uma vez que os partidos políticos são indissociavelmente vinculados à educação política, ao incentivo da participação política e à contínua comunicação com os cidadãos”, relata.
Gleisi explica que a ação é inédita entre os partidos políticos.
“A outorga de canais públicos de rádio e televisão vai permitir ao partido ampliar as suas redes, hoje digitais, levando à sociedade informações com credibilidade, incentivo à participação e formação política. Cumprimos todas as exigências determinadas pela Constituição para concessão pública de meios de comunicação”, declara a presidente do partido.
No documento, é explicitado que a concessão de serviços de telecomunicações “não encontra óbice legislativo expresso” e pode atender aos princípios de comunicação social do artigo 221 da Constituição Federal.
A concessão, conforme o PT, seria um complemento à propaganda partidária gratuita.
“Em síntese, a veiculação da propaganda partidária não se equipara a uma verdadeira e efetiva veiculação de programa que de fato atenda à função partidária de construção ascendente de participação política”, cita.
“A destinação de um canal televisivo e/ou frequência de rádio tornaria possível o aprofundamento de debates complexos e promoção da educação política mais completa e efetiva aos cidadãos brasileiros que se interessassem”, prossegue.
Últimas notícias

Princípio de incêndio em supermercado assusta funcionários em Rio Largo

Jovem assassinado em Delmiro Gouveia tinha ligação com CV, aponta Polícia Civil

Polícia apreende motocicletas com escapamento ‘coiote’ em Maragogi

Após execução de delegado, promotor defende proteção vitalícia de autoridades que atuam contra o crime organizado

Execução de ex-delegado-geral teve mais de 20 tiros de fuzil

Hytalo Santos e marido submetiam menores a procedimentos estéticos e tatuagens, diz denúncia do MP
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
