Política

Davi Maia: o articulador político do MDB

Responsável por trazer vereadores do grupo de JHC para o lado emedebista

09/06/2023 11h11
Davi Maia: o articulador político do MDB
Davi Maia - Foto: Reprodução

Da redação 7 Segundos

No jogo político há um personagem que age nos bastidores com a responsabilidade de reforçar o grupo do qual faz parte, visando às eleições. No atual cenário, quem tem protagonizado esse papel tem sido Davi Maia. Ele tem atuado como o principal articulador do grupo do MDB junto aos vereadores de Maceió. Quem quase caiu na lábia dele foi o vereador Siderlane Mendonça, que por pouco se deixaria ser convencido de deixar o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC, para se aliar aos emedebistas. E quem ocupa esse cargo, a cada dia que se passa, a pressão só aumenta.

Tido como inteligente e de bom trânsito entre os diversos grupos políticos, Davi Maia tem respeito e consideração de parlamentares. Para se ter ideia, a habilidade de articulador teria contribuído com eleições de vereadores e até do secretário de Estado de Infraestrutura, Rui Palmeira, na época que assumiu a Prefeitura de Maceió, e também do atual prefeito da cidade maceioense, JHC. Mediante essa experiência, Davi Maia foi recrutado pelo MDB para fazer cumprir com essa missão.

A capacidade de convencimento de Davi Maia foi destacada e elogiada pelo vereador Siderlane Mendonça, que chegou a receber o contado do articulador. “Nessa articulação municipal, eu vejo o Davi com um cara inteligente. Claro que para ter vindo me chamar, foi muito inteligente para tentar causar discórdia do lado de cá, como a gente causou lá [MDB]”, disse Siderlane Mendonça.

Em entrevista à REDE ANTENA 7, no programa ANTENA MANHÃ da terça-feira (6), Siderlane Mendoça confirmou que conversou com Davi Maia e recebeu uma proposta para deixar a base aliada do prefeito JHC, para se juntar ao grupo político do MDB. “Sou fiel às minhas origens, sou fiel ao grupo que eu estou e não seria uma proposta financeira ou algo desta mesma forma que eu pudesse mudar de lado”, disse Siderlane.

Ainda durante a entrevista, o vereador negou a proposta porque tem fidelidade grupo político do qual pertence e que conversas com esse contexto costumam acontecer. “A proposta é interessante qualquer momento na política. Você tem que ouvir. Eu ouvi e poderia ter até aceitado a proposta, mas não é do meu perfil”, disse.

Apesar de explicar que esses tipos de conversas de articulação política onde são feitas propostas para concepção de novas alianças, visando fortalecimento e consequentemente às eleições, Siderlane Mendonça comentou que as investidas do MDB tiveram início após ele ter convencido o vereador Chico Filho, ocupar posto de líder do prefeito JHC, na Câmara de Vereadores.

“O MDB se sentiu um pouco desarticulado quando, através de uma conversa minha com o prefeito em dezembro do ano passado, eu fiz a sugestão da minha saída da liderança pra fazer uma composição política e a minha indicação naquele momento foi Chico filho, por entender que o Chico era o líder do MDB”, disse Siderlane Mendonça.