Política

Com aval de Arthur Lira, Planalto decide que Celso Sabino será o novo ministro do Turismo

Com essa decisão, governo Lula espera receber apoio do União Brasil no Congresso nacional

Por 7 segundos 13/06/2023 10h10
Com aval de Arthur Lira, Planalto decide que Celso Sabino será o novo ministro do Turismo
Arthur Lira e seu aliado Celso Sabino - Foto: Reprodução / Redes Sociais

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), deu aval para a escolha do substituto da ministra do Turismo Daniela Carneiro, pelo deputado Celso Sabino do União Brasil. A troca se deu após a ministra declarar que deixaria o partido.

A bancada do União Brasil escolheu Sabino para o lugar da atual ministra, Daniela Carneiro, que vinha ocupando um dos três representantes da sigla no primeiro escalão do governo.

A atual ministra do turismo é mulher do prefeito de Belford Roxo (RJ), Wagner Carneiro, que deixou o União Brasil e se filiou ao Republicanos. A ministra havia declarado que também deixará o partido.

De acordo com o líder do governo na Câmara, Elmar Nascimento, responsabiliza a nomeação da ministra como um dos motivos pelos quais a maioria da bancada tem votado contra o governo.

O União Brasil indicou Celso Sabino, deputado pelo Pará, que assumirá com o apoio, já manifestado, do líder do partido, Luciano Bivar, e do presidente da Câmara, Arthur Lira.

A expectativa do Planalto é que, com sua posse, o partido passe a votar em sua maioria com o governo. O líder Elmar Nascimento, já avisou que embora a bancada deva aumentar a taxa de apoio ao governo, seria ingenuidade esperar unanimidade.

O anúncio da escolha de Celso Sabino veio do próprio presidente Lula, que informou a assessores que aceitou a indicação do União Brasil para a pasta.