Tecnologia

Febre nas redes: saiba os riscos de pedir para o ChatGPT planejar uma dieta de emagrecimento

Viralizou nas redes sociais vídeos de pessoas consultando o chatbot com o intuito de conseguir um plano alimentar

Por Felipe Ferreira 17/06/2023 07h07 - Atualizado em 17/06/2023 08h08
Febre nas redes: saiba os riscos de pedir para o ChatGPT planejar uma dieta de emagrecimento
O ChatGPT foi desenvolvido pela OpenAI e lançando em novembro de 2022 - Foto: Getty Images

Com a popularização da Inteligência Artificial (IA), alguns usuários do ChatGPT vêm utilizando a ferramenta para pedir um planejamento alimentar. Vídeos de pessoas interagindo com a IA e mostrando o planejamento alimentar têm ganhado destaque nas redes sociais.

Mas quais são os riscos de substituir a consulta com um profissional nutricionista por um aconselhamento de uma IA? Para responder a esse questionamento, o Portal 7Segundos conversou com o nutricionista Robert Acioli.

O nutricionista afirma que a prática que vem tomando conta das redes é perigosa por ser uma avaliação generalista.

“É um perigo porque eles - Inteligência Artificial - fazem uma dieta geral e não uma dieta individualizada, pensada exclusivamente para você”, afirma Robert Acioli.

Para o nutricionista, a dieta tem que ser planejada de maneira individual para cada paciente. “Cada dieta tem que ser individual, com base nos seus dados antropométricos e na quantidade de calorias que você precisa consumir no dia”, diz.

Outra problemática levantada por Robert é a desvalorização dos profissionais de nutrição, que com a popularização desse tipo de prática, podem perder cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Robert alerta, ainda, que fazer dieta não é tão simples quanto parece.

Robert Acioli acredita que a utilização da ferramenta para esse fim, contribui com a desvalorização do profissional de nutrição
Robert Acioli é nutricionista, profissional habilitado em prescrever dietas personalizadas Créditos: Acervo pessoal


Como é feita a avaliação pelo ChatGPT?


Nos vídeos que viralizaram nas redes sociais, os usuários do chatbot incluem seus dados, como peso, altura e a quantidade de calorias que deseja ser consumida diariamente. A Inteligência Artificial, então, a partir das informações fornecidas pelo usuário, cria uma tabela alimentar.

Robert Acioli alerta sobre a inserção, feita pelo próprio “paciente”, da quantidade de calorias que deve ser consumida diariamente.

“O paciente não pode dizer por conta própria - a quantidade de calorias que deseja consumir -, nós nutricionistas fazemos um cálculo para saber a quantidade ideal de calorias que o paciente precisa consumir no dia”, informou.

Veja o ponto de vista do ChatGPT sobre o assunto


Perguntamos ao ChatGPT o que ele acha sobre buscar orientação nutricional com ferramentas de Inteligência Artificial. O Chat adverte e diz que suas orientações não substituem a avaliação de um profissional habilitado para tal atividade.

“É importante buscar orientação de profissionais qualificados, como nutricionistas, para obter avaliações nutricionais personalizadas e confiáveis. Confie em especialistas para obter informações precisas e evitar possíveis riscos à saúde”, disse o ChatGPT.

Reposta do ChatGPT sobre as pessoas procurarem sua plataforma ao invés de procurar profissionais habilitados
Resposta do ChatGPT sobre as pessoas procurarem sua plataforma ao invés de profissionais habilitados


Entre os vários fatores que podem levar as pessoas a procurarem consultas com ferramentas de Inteligência Artificial em vez de buscar orientação profissional estão: acesso limitado a profissionais; falta de recursos financeiros; anonimato e privacidade; curiosidade e busca por informações em geral.

No entanto, é importante ressaltar que, embora a ferramenta possa dar informações úteis, o ChatGPT não substitui a orientação de um profissional qualificado. Para obter orientações nutricionais personalizadas e adaptadas às necessidades individuais, é sempre recomendado consultar um nutricionista.