Obra de contenção do mar chega a novos pontos e terá mais de 2 km de extensão
Prefeitura de Maceió está utilizando tecnologia holandesa com vida útil de 200 anos

Após mais de 20 anos, quem transita pelo calçadão da orla de Maceió já sente a diferença nos pontos que sofriam com a erosão, causada pelo avanço do mar. Isso porque as obras de contenção marítima avançam cada vez mais, chegando, simultaneamente, a diversos pontos do trecho litorâneo da capital.
Ao todo, 2,4 quilômetros receberão blocos de concreto pré-moldados e anéis hexagonais, que funcionam como dissipadores de energia da maré e também protegerão a ciclovia, passeio e as vias. Esta é uma tecnologia holandesa, com vida útil de 200 anos.
A obra acontece, atualmente, em quatro trechos: em dois pontos na orla da Jatiúca, Jacarecica e praia do Sobral. Posteriormente, serão iniciados, também, os serviços de contenção marítima no trecho de 1,2 km da orla do Pontal da Barra.
Os serviços estão avançados no calçadão da praia da Jatiúca e quem caminha no local já percebe a diferença. José Messias é morador de Maceió há mais de 70 anos. Ele conta ter ficado impressionado com os atributos da obra.
“A gente consegue ver que aqui tem um trabalho diferenciado, com boa estrutura e muito bem feito. Agora não vamos mais ver as calçadas quebradas por conta do avanço do mar todos os anos, agora sim vai conter”, contou.
A qualidade impressiona também quem está em Maceió apenas a passeio. Eliane Araújo e Filito Araújo Neto são moradores de Santa Catarina e olhavam curiosos para os blocos de contenção marítima, quando afirmaram que a obra leva mais segurança a quem transita pelo calçamento.
“Uma obra como essa é super importante! Olhando aqui a gente vê que é uma tecnologia diferente, de boa qualidade e super prática. Com certeza traz mais segurança para quem anda aqui pela calçada da orla de Maceió”, disseram
Lívio Lima, secretário municipal de Infraestrutura, também destaca a importância da obra para a população. “É uma obra fundamental para garantir a segurança e o bem-estar de todos os moradores e visitantes, além de preservar essa área turística, e com a garantia de um futuro seguro e sustentável, com um tecnologia que pode durar até 200 anos", concluiu.
Últimas notícias

Corpo da bebê Ana Beatriz é encontrado no quintal de casa em Novo Lino
Justiça mantém prisão de advogado João Neto acusado de agredir a mulher

Com 12.887 aberturas empresariais, Alagoas bate recorde no primeiro trimestre de 2025

Decisão do Diretório Nacional causa reviravolta na eleição do PT em Alagoas

Alagoanos dependem mais do Bolsa Família do que o resto do Brasil

Prefeito Luciano Barbosa assina convênio para lançamento de nova etapa do Programa Terra Pronta
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
