Saúde

Hospital do Coração registra 100º paciente submetido a cirurgia em máquina de hemodinâmica

Com histórico de cirurgia cardíaca de revascularização do miocárdio, o comerciante José Toledo deu entrada na unidade com tinha um quadro de angina estável limitante

Por Assessoria 17/06/2023 15h03 - Atualizado em 17/06/2023 15h03
Hospital do Coração registra 100º paciente submetido a cirurgia em máquina de hemodinâmica
Ao todo já foram realizados 107 procedimentos em apenas 14 dias - Foto: Assessoria

Natural de Penedo, o comerciante José Toledo, de 55 anos, com histórico de cirurgia cardíaca de revascularização do miocárdio, foi registrado na quarta-feira (14) como o 100° paciente submetido a procedimentos na nova máquina de hemodinâmica do Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene. Ao todo já foram realizados 107 procedimentos em apenas 14 dias, entre cateterismos (diagnósticos), angioplastias (implante de stent) e arteriografia cerebral.

À reportagem, José Toledo, que deve receber alta neste sábado (17), disse que está se sentindo curado após o procedimento cirúrgico que passou no Hospital do Coração Alagoano. Ele relatou que já tinha realizado um cateterismo anteriormente, mas que quando voltou a fazer suas caminhadas diárias sentiu novas dores que o fizeram procurar atendimento médico.

“Depois de um mês comecei a sentir dores ao realizar algumas caminhadas, o que me fez voltar ao médico, que prontamente disse que eu precisava passar por esse procedimento que passei no Hospital do Coração e posso dizer que cheguei doente e estou saindo curado. Quero agradecer a todos que fazem o Hospital do Coração pelo acolhimento e carinho. Saio daqui um novo ser humano”.

O cardiologista intervencionista e hemodinamicista Hélder Marx, responsável pelo procedimento cirúrgico de José Toledo, ressaltou que o paciente tinha um quadro de angina estável limitante. “O paciente possuía uma história prévia de cirurgia cardíaca, mas apresentou-se evoluindo com novos episódios de dor torácica aos mínimos esforços, chegando a apresentar dor torácica ao trocar de roupa, tomar banho e até ao pentear os cabelos. Foi atendido no ambulatório do Hospital do Coração Alagoano e prontamente encaminhado para uma avaliação nossa. Já havia realizado um cateterismo em hospital externo, o qual demonstrou que suas pontes de safena estavam ocluídas, assim como dois de três de seus vasos principais”.

Diante disso, segundo o médico, optou-se por tratar a artéria coronária direita, pois na análise do caso apresentava viabilidade. “Utilizei uma técnica de angioplastia para oclusões crônicas, com duplo acesso arterial para injeções simultâneas nas artérias coronárias direita e esquerda, para melhor localização do fio guia, já que a artéria encontrava-se ocluída e enchia sua circulação pelo que se denomina de colaterais. O tratamento foi realizado com êxito, o paciente segue bem clinicamente e hoje já me relatou que não sentiu mais episódios de dor torácica. É uma felicidade de toda a equipe ver que a melhor conduta foi tomada trazendo benefícios ao paciente”.

Para o diretor geral do Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene, Otoni Veríssimo, esse 100º caso expressa muito bem a revolução que vem acontecendo na saúde do estado, em especial na assistência ao paciente cardiopata, o paciente com doenças do coração.

“Essa nova máquina de hemodinâmica do hospital vem trazer a toda a sociedade uma nova tecnologia, o que há de mais moderno na assistência terapêutica e intervencionista às doenças do coração. Então para nós é uma grande alegria poder em menos de 15 dias já realizar esses procedimentos”.

Otoni pontuou ainda que na próxima semana o Hospital do Coração vai iniciar os procedimentos de aneurisma cerebral, tratamento da aorta abdominal e endovascular.

“Além de um grande avanço que iremos dar em breve no que se chama de procedimento minimamente invasivo para tratamentos das válvulas do coração, que são os procedimentos por cateter de troca de válvula conhecidos como TAVI, e isso coloca o hospital no rol dos grandes hospitais do Brasil com as melhores tecnologias e ofertas de procedimentos terapêuticos aos doentes do coração, sendo isso através do empenho do governo do Estado e de uma equipe multiprofissional especializada e extremamente dedicada e competente nos cuidados aos pacientes”.

O Serviço de Hemodinâmica do Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene foi inaugurado pelo Governo de Alagoas no dia 25 de maio, e vai fazer 240 procedimentos cardiológicos por mês. O novo aparelho foi adquirido por meio de recursos próprios da ordem de R$ 3,2 milhões. Com ele, o Hospital do Coração Alagoano passa a ser habilitado a realizar diagnóstico e tratamento ágil de quadros de infarto, diagnóstico e tratamento de angina, que são dores no peito; obstruções nas artérias do coração; aneurismas; malformações congênitas; arritmias graves e disfunções valvares.

A unidade se posiciona como um serviço de Alta Complexidade, especializado em realizar procedimentos que vem para trazer resolutividade na abordagem terapêutica aos pacientes cardiopatas de Alagoas. Os pacientes serão submetidos a cateterismo, angioplastia, estudos eletrofisiológicos, implantes de marcapasso e troca de válvulas por cateter. Todos regulados pela Rede Pública de Saúde.