Maceió

Prefeitura já alcançou 93% das grotas por meio de programa de inclusão social

Saúde é o carro-chefe em número de atendimentos, com mais de 33 mil pessoas atendidas

Por 7Segundos com Secom Maceió 21/06/2023 14h02
Prefeitura já alcançou 93% das grotas por meio de programa de inclusão social
Profissionais da saúde levam atendimento e informações a moradores das comunidades - Foto: Allan César (Secom Maceió)

Em janeiro deste ano, quando o programa Brota na Grota foi lançado, moradores do Vale do Reginaldo foram os primeiros a ver, na porta de suas casas, uma parte da Prefeitura de Maceió oferecendo ali mesmo, debaixo de tendas ou nos becos e vielas, os serviços básicos que muitas vezes se tornam pouco acessíveis a quem vive em comunidades de periferia.

A ação inovadora surpreendeu a população de muitos bairros a cada semana, quando mudava de endereço para chegar, uma a uma, às grotas da Capital, e promover inclusão social e cidadania.

O programa vai em seu quinto mês e, até maio, já conseguiu alcançar 85 comunidades em diversos bairros, que representam 93% de todas as grotas contabilizadas em Maceió. Para alcançar o resultado, foi feito um investimento total de R$ 2,5 milhões em ações como reforço na iluminação, pavimentação, sinalização de trânsito, limpeza, recuperação de escadarias, cadastro em benefícios sociais, atendimentos de saúde e outros serviços que têm mudado a vida de pessoas como a dona Maria da Apresentação.

Esta semana, a porta da casa dela virou um ponto de vacinação improvisado no final da ladeira de acesso à Grota da Alegria, no Benedito Bentes. Na pequena varanda, a equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou uma estrutura com ajuda da própria moradora para atualizar a imunização de quem vive no local.

Os netos, a filha, ela, o esposo e o tio acamado, todos foram vacinados. Mas o que fará a diferença na vida de dona Apresentação é a constatação de um possível quadro de diabetes identificado no marido dela, seu Eraldo Nascimento. A notícia chegou como um alerta para o casal, que além de procurar ajuda médica, deverá ter um cuidado maior na alimentação.

“A gente não tinha ideia. Ontem, quando elas verificaram, a glicose dele deu 195. Passei o dia controlando a alimentação, mas hoje deu alta de novo. Elas disseram que tem que ir a um posto de saúde para ter o tratamento adequado. Ele ficou meio triste, mas a gente vai controlar a partir de agora. É importante saber, agora vamos cuidar mais da nossa saúde”, assegurou.

Assim como seu Eraldo, muitas outras pessoas atendidas no Brota na Grota acabam descobrindo quadros de diabetes ou hipertensão por meio dos exames básicos de verificação de pressão e glicemia, realizados praticamente na porta de casa.

A enfermeira Isabel Ferreira explica que na visita porta a porta todo mundo passa por avaliação, mesmo sem sintomas. Dentre os profissionais presentes, cada um atua na sua área, seja enfermagem, fisioterapia, nutrição ou outro, e identificando um problema, faz o encaminhamento para o médico especialista e passa a orientação necessária.

Com a dificuldade de acesso das grotas, nem sempre a população procura as unidades de saúde para as consultas e exames de rotina, por isso a SMS tem recebido uma demanda tão grande durante o programa.

A pasta é o carro-chefe em número de atendimentos, com o total de 33.779, ou seja, 70% dos 48.458 realizados de janeiro a maio. A Saúde investiu R$ 250 mil para os serviços prestados em 20 grotas.

Saúde nas grotas promove mudança de cultura na população


Levar atendimento de saúde a moradores de comunidades carentes como as grotas promove, além de inclusão social, uma mudança de cultura na população. Os profissionais levam não só diagnósticos a partir de avaliações corporais, mas informação e conhecimento.

A nutricionista Isabele Diniz explica que encontra muitas situações de queixas de dores no corpo por parte dos adultos, que estão relacionadas à obesidade e à má alimentação, mas eram associadas pelo paciente à necessidade exclusiva de medicação.

O profissional entra nesse contexto para esclarecer as causas do problema e orientar para uma mudança de comportamento. A informação é mais um remédio que vai servir aos moradores daquela casa.

“Já vimos casos de a pessoa estar com a glicose acima de 500 e não sentir nada. Pensa que está tudo bem, mas está a ponto de precisar ir às pressas para uma emergência. Então nós trazemos esse alerta à população, de quais cuidados deve ter, o que deve ser mudado na vida dela. Quanto mais conhecimento a população tiver, menos comorbidades terá, e tudo o que ela aprende, ela passa para outras pessoas, e faz a diferença na vida das pessoas”, pontua.

O Brota na Grota segue com as atividades em Maceió e pretende alcançar 100% das grotas. Esta semana, além da Grota da Alegria, a Grota do Arroz recebeu o programa. Fazem parte da ação do Município as secretarias de Saúde, Infraestrutura, Desenvolvimento Social, Educação, Turismo, Mulher e Cidadania, Segurança Comunitária, Trabalho, as autarquias de Limpeza e Iluminação, o Departamento de Transportes e Trânsito e a Fundação Municipal de Ação Cultural.