Política

Dudu Ronalsa faz apelo a Paulo Dantas para negar armazenamento de ácido em Porto de Maceió

O deputado frisa ainda que é preciso urgência na adoção de medidas

22/06/2023 10h10
Dudu Ronalsa faz apelo a Paulo Dantas para negar armazenamento de ácido em Porto de Maceió
Dudu Ronalsa - Foto: Thayla Paiva / Produtora da Rede Antena 7

Da redação 7 Segundos

Diante das discussões sobre os potenciais impactos ambientais que a instalação de uma Unidade de Recebimento e Estocagem de Ácido Sulfúrico (UREAS) no Porto do Município de Maceió pode ocasionar, o deputado Dudu Ronalsa faz um apelo ao governador Paulo Dantas para que impeça a permissão.

O deputado fez a súplica por meio da indicação de número 456/2023 protocolada na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), através do processo de número 1716/2023. Além do governador, Dudu Ronalsa direciona a solicitação para o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente do Estado, Gustavo Lopes, e ao Conselho Estadual de Proteção Ambiental (CEPRAM).

Na indicação, Dudu Ronalsa ressalta que o apelo é no sentido de que sejam adotadas providências urgentes, negando a licença de instalação dos tanques de ácido sulfúrico no Porto de Maceió, pela empresa TIMAC.

Informações dão conta de que o terminal que receberá os tanques de armazenamento de ácido sulfúrico deve ser construído em uma área de aproximadamente oito mil metros quadrados no Porto de Maceió, entre as praias.

A TIMAC, multinacional francesa da agroindústria e comércio de fertilizantes, conseguiu a licença junto ao Governo Federal, em 2020 para a instalação. De acordo com informações, todo o produto estocado será enviado para uma das fábricas de fertilizantes da empresa, em Santa Luzia do Norte.