Empresa de certificação marítima diz que recusou pedido da OceanGate para submarino
Interação ocorreu meses depois que a OceanGate defendeu a decisão de não certificar a Titan em um post de blog
Uma empresa que certifica embarcações marítimas diz que “recusou um pedido” da OceanGate Expeditions para certificar o Titan, o submersível que implodiu perto do local dos destroços do Titanic, matando todas as cinco pessoas a bordo.
A interação ocorreu meses depois que a OceanGate defendeu a decisão de não certificar a Titan em um post de blog.
A Lloyd’s Register, uma empresa de certificação marítima, não disse por que se recusou a trabalhar com a OceanGate no que normalmente é um processo demorado e caro para certificar uma embarcação.
As duas empresas se uniram em 2019 para o primeiro mergulho em profundidade de Titan. Na época, a OceanGate divulgou um comunicado à imprensa dizendo que o mergulho “foi validado por um representante da Lloyd’s Register”.
Embora tenha invocado o nome da agência de certificação, a OceanGate não disse que o submersível havia sido certificado, apenas que o próprio mergulho havia sido verificado.
A OceanGate estava divulgando ter levado o Titan a uma profundidade de 3.760 metros perto da Ilha Great Abaco, nas Bahamas, de acordo com o comunicado. Titan, dizia, era o único veículo que podia acomodar cinco pessoas e mergulhar a essa profundidade.
Em declaração à CNN, a Lloyd’s Register não contestou nenhum dos detalhes do mergulho, mas disse que aquela reunião inicial não levou a um acordo para entrar no processo de certificação.
“A Lloyd’s Register recusou um pedido da Ocean Gate para fornecer certificado após uma observação preliminar da OceanGate testando um submersível Titan em 2019”, disse a empresa em comunicado.
“A Lloyd’s Register não classificou a instalação”, completou.
Em 2018, especialistas do setor pediram à OceanGate que certificasse o Titan para garantir sua segurança, dizendo que não fazê-lo poderia ser catastrófico.
Will Kohnen, que escreveu uma carta e falou com o CEO da OceanGate, Stockton Rush, sobre suas preocupações, disse à CNN: “Existem 10 submarinos no mundo que podem atingir 12 mil pés ou mais. Todos eles são certificados, exceto o submersível da OceanGate.”
O mergulho de 2019 ocorreu dois meses depois que a OceanGate postou em seu blog defendendo sua decisão de não certificar o Titan, argumentando que poderia levar anos, sufocar a inovação e “por si só, a classificação não é suficiente para garantir a segurança”.
O momento mostra que a empresa ainda pode estar considerando a certificação mesmo depois de defender sua decisão de não certificar.
A CNN entrou em contato com a OceanGate para comentar.
Últimas notícias
Papa Leão XIV sobre liberdade de expressão: “Diminuindo rapidamente”
Ex-tutor de irmão de Suzane von Richthofen é encontrado morto em SP
Colisão envolvendo ambulância e carro é registrada na Avenida Assis Chateaubriand
Renan Filho anuncia renovação automática da CNH para bons condutores
Hospital Regional do Norte passa a ofertar atendimento em otorrinolaringologia
Internado desde a véspera do Natal, Carlos André da Silva tem familiares procurados pelo HGE
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
