Política

ALE aprova PL de Ayres que cria comenda Omar Coêlho de Melo para homenagear advogados

proposta visa homenagear os advogados alagoanos que se destacam por suas contribuições à advocacia em Alagoas

Por Assessoria 27/06/2023 17h05
ALE aprova PL de Ayres que cria comenda Omar Coêlho de Melo para homenagear advogados
Deputado Alexandre Ayres - Foto: Reprodução/Assessoria

O plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE/AL) aprovou, nesta terça-feira (27), em 2°turno, o Projeto de Resolução (PR) 17/2023, de autoria do deputado estadual Alexandre Ayres (MDB), que cria a Comenda Omar Coêlho de Melo. A proposta visa homenagear os advogados alagoanos que se destacam por suas contribuições à advocacia em Alagoas.

A comenda é uma homenagem ao procurador do Estado, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), o advogado Omar Coêlho, que faleceu no dia 25 de maio deste ano, em decorrência de uma leucemia.
De acordo com o parlamentar, a honraria irá agraciar até três advogados, anualmente. "A comenda visa reconhecer e defender esses profissionais do Direito que se destacam por seus méritos e serviços prestados à comunidade jurídica alagoana, bem como por sua atuação em prol da justiça, da advocacia e da sociedade no estado", explica Ayres.

O deputado disse ainda que a entrega deverá ser feita em sessão solene, convocada para esse fim, preferencialmente na semana do dia 11 de agosto, em lembrança ao dia do advogado, comemorado na data. "A honraria é uma justa homenagem ao advogado Omar Coêlho de Melo, importante figura do Direito em Alagoas, reconhecido por sua competência, ética e dedicação à profissão, que tem uma trajetória profissional exemplar. Omar Coêlho de Melo deixa uma lacuna irreparável no seio da advocacia", concluiu.

Omar Coêlho de Melo

Referência na advocacia alagoana, Omar Coêlho de Mello nasceu em Maceió, capital de Alagoas, em 20 de dezembro de 1960.

Em seus mais de 30 anos de vida pública, ele foi ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) por duas gestões, procurador-geral do Estado no Governo Manoel Gomes de Barros, presidente da Associação dos Procuradores do Estado por três gestões e presidente da Associação Nacional dos Procuradores. Sua formação em Direito deu-se na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).