Saúde

Casos de HIV em Maceió no primeiro semestre de 2023 são superiores aos do ano passado

Mais casos vem sendo diagnosticados pela Secretaria Municipal de Saúde

Por 7Segundos 07/07/2023 11h11
Casos de HIV em Maceió no primeiro semestre de 2023 são superiores aos do ano passado
Testagem HIV/Aids - Foto: Breno Esaki

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou os dados referentes aos casos de Hiv e Aids em Maceió, no primeiro semestre de 2023. No total foram registrados 254 casos de ambas as ocorrências na capital alagoana, sendo 184 de HIV e 70 de Aids.

De acordo com a apuração feita pela secretaria, a maior parte das pessoas diagnosticadas com Aids têm entre 50 a 59 anos de idade, com 21 casos registrados nesta categoria nos primeiros seis meses deste ano.

Já para com relação ao HIV, foi possível observar uma maior incidência da infecção na parcela de jovens adultos de 20 a 29 anos de idade, com 75 casos registrados no mesmo período de tempo, nesta faixa etária.

Este aumento pode significar tanto um aumento da procura pela própria população em saber o seu diagnóstico, como um aumento aparente do número de infecções, causados pelo sexo desprotegido por preservativos e ou sem o uso do Prep, uma medicação capaz de previnir a infecção do vírus.

MAIS OCORRÊNCIAS

Em comparação com os dados da SMS referentes aos últimos anos em Maceió, é possível observar como o diagnóstico do HIV e da Aids tem se tornado mais frequente ao longo dos anos.

No ano passado, foram registrados 359 diagnósticos de HIV em pessoas de todas as idades. Contudo, este ano, os casos identificados nos primeiros seis meses já ultrapassam a metade dos colhidos em 2022.

O mesmo, entretanto, não pode ser dito referente aos casos de Aids, que permanecem inferiores aos totais encontrados em 2022. Essa relação pode ser explicada pelo fato de que nem toda pessoa com HIV irá, necessariamente, desenvolver o vírus da Aids. Para isso acontecer, o sistema imunológico do paciente deve estar comprometido, com a presença de uma alta carga viral.