Meio ambiente

Prefeitura de Viçosa tem plano de ação, remove famílias das áreas de risco e presta ajuda

O prefeito João Victor está à frente das ações para ajudar a população do município

Por 7 Segundos 08/07/2023 10h10 - Atualizado em 08/07/2023 10h10
Prefeitura de Viçosa tem plano de ação, remove famílias das áreas de risco e presta ajuda
Prefeito de Viçosa, João Victor, participa diretamente das ações para ajudar a população com as chuvas na cidade - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Viçosa montou uma força-tarefa e pôs em prática, ainda na tarde de sexta-feira (7), o plano de ação em decorrência das fortes chuvas que atingem o município. Ao menos 100 casas foram afetadas pelo transbordamento do Rio Paraíba e por alagamentos e enxurradas que afetaram áreas centrais, periféricas e rurais.

Cerca de 30 pessoas estão abrigadas nas escolas municipais Cônego Severiano Jatobá e do Conjunto Santa Ana. Outras unidades de ensino do Município foram disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Educação para receber as famílias afetadas, nas áreas urbana e rural. Elas receberam colchões e kits de higiene. Também dispõem de alimentação e assistência em saúde.

A força-tarefa envolve servidores, veículos e máquinas de todos as secretarias e órgãos municipais. O prefeito de Viçosa, João Victor, participa diretamente das ações. A evacuação das áreas de risco teve início às 15 horas dessa sexta-feira (7), logo após o alerta emitido pela Defesa Civil Estadual.

“Graças a Deus o nível do rio está baixando. Agora é hora de a gente amparar as famílias que foram atingidas e dar todo o suporte necessário. Nossas equipes de Assistência Social e toda a Prefeitura estão envolvidas para prestar esse serviço à população viçosense”, declarou o prefeito João Victor.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Leandro Santos, informa que o órgão segue monitorando o nível do Rio Paraíba do Meio, que se encontra em estado de “atenção de cheia”.

Ele pede para que as famílias evacuem áreas de risco localizadas, principalmente, no Alto do 120, Santa Ana, Estrada Nova, Mata Escura e Gurganema, e procurem os abrigos públicos.

A população pode acionar a Defesa Civil Municipal por meio do número (82) 99633-6596 para auxiliar na evacuação e para outras ocorrências relacionadas às chuvas.

SAAE

As chuvas também afetaram o abastecimento de água do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). As atividades tiveram de ser paralisadas em todo o município.

Os técnicos do órgão trabalham para restabelecer o abastecimento de água o mais rapidamente possível, mas ainda não há previsão para a normalização do serviço.