Três bairros de Maceió tem aumento expressivo de acidentes com escorpião
No inverno, animal busca o interior de imóveis
Com a chegada do inverno, os escorpiões têm buscado abrigo em locais mais quentes, o que inclui o interior de residências. Em Alagoas, a maior incidência desses aracnídeos tem sido registrada na capital Maceió, gerando preocupação entre os moradores.
Desde o mês de abril, mais de 1.700 casos de encontros com escorpiões foram registrados em Maceió, de acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde. Os bairros mais afetados por essa ocorrência são Jacintinho, Tabuleiro e Vergel do Lago.
Os escorpiões são animais peçonhentos e sua picada pode causar sérias complicações à saúde humana, especialmente em crianças e idosos. Por isso, a presença desses aracnídeos nas áreas urbanas é motivo de grande preocupação para a população.
A Secretaria Municipal da Saúde tem intensificado as ações de controle e prevenção para combater essa proliferação. Agentes de saúde têm realizado vistorias em residências, orientando os moradores sobre como evitar o aparecimento dos escorpiões e quais medidas tomar em caso de encontrá-los.
Entre as medidas preventivas recomendadas estão: manter limpos os terrenos e quintais, evitando o acúmulo de entulhos e materiais de construção; vedar frestas e buracos nas paredes e pisos; utilizar telas nas aberturas de ralos, pias e tanques; e manter camas e berços afastados da parede.
É importante ressaltar que, diante de qualquer sinal da presença de escorpiões em residências, é necessário acionar imediatamente agentes de saúde para que as providências adequadas sejam tomadas.
Além disso, é fundamental que a população esteja informada sobre os cuidados ao lidar com escorpiões, como evitar o contato direto, não tentar capturá-los sem o devido conhecimento e não colocar a mão em locais onde esses animais possam se esconder, como entulhos e móveis antigos.
Últimas notícias
Polícia Civil localiza jovem desaparecida no mesmo dia em Maceió
IML de Arapiraca procura familiares de homem identificado como Julio César Furtado
Lula critica fim do imposto sindical e diz que movimento foi asfixiado
Polícia Militar recupera calçados furtados de loja no Centro de Arapiraca
Faltam 20 dias para fechamento do cadastro eleitoral para as Eleições 2026
Palmeira dos Índios se prepara para realizar tradicional Romaria de Frei Damião
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
