Aplicação de imunizante bivalente está abaixo do desejado em Maceió
Maior parte do grupo disponível não procurou os postos de imunização
A cobertura vacinal do imunizante bivalente está abaixo do desejado em Maceió. De acordo com o Ministério da Saúde, até esta terça-feira (11), somente 93.127 doses foram aplicadas na capital alagoana. Faltam aproximadamente 680 mil pessoas que estão aptas a serem vacinadas.
Ainda conforme a plataforma oficial do ministério, existem 777.859 pessoas com a segunda dose monovalente (CoronaVac, Astrazeneca ou Pfizer) completas, sendo este um público em potencial para ser imunizado com a bivalente.
Os critérios para a aplicação desta vacina são: possuir o esquema vacinal completo com no mínimo duas doses, com pelo menos 4 meses desde a última aplicação e ter 18 anos ou mais. Quem está com alguma dose em atraso também pode ser imunizado.
De acordo com as recomendações do Governo Federal, as bivalentes possuem a sua eficácia comprovada e evitem complicações relacionadas a Covid-19. Contudo, apesar disso, no Brasil somente 14,07% em média foram vacinadas.
Atualmente, em Maceió, a bivalente está disponível para toda a população apta de 18 anos ou mais. Para consultar os postos de vacinação disponíveis em Maceió, acesse este link.