"A reforma é boa para o país, traz transparência e traz simplicidade" diz secretária da fazenda de Alagoas
Renata dos Santos foi entrevistada no programa Na Mira da Notícia, na 96FM
Nesta quarta-feira (12), a secretária da fazenda de Alagoas, Renata dos Santos, foi entrevistado no programa Na Mira da Notícia na 96FM.
"É um grande desafio, encarar uma área tributária e no meio de uma discussão de reforma tributária, não poderia imaginar um desafio maior do que esse, mas George deixou a casa extremamente organizada. A casa, do ponto de vista tanto de tecnologia, quanto do ponto de vista de servidores, ela tá pronta para voar então, eu retornei da Seplag para fazenda e tô aí com gás e lutando sempre pelo melhor de Alagoas e pro Nordeste também, né?", diz a secretária.
Sobre a reforma tributária, Renata explica: "Qual é o grande ponto principal para o Nordeste, é a questão do Fundo de Desenvolvimento Regional. Esse fundo, a ideia dele é que ele venha a substituir a questão dos benefícios fiscais, então nós temos um país tamanho continental que temos regiões que são extremamente mais desenvolvidas do ponto de vista econômico de infraestrutura, de qualificação de mão de obra e temos uma parte do Brasil que ainda precisa de alguns investimentos". Ela ainda conclui que a reforma é boa para o país, traz transparência e traz simplicidade.
Segundo a secretária, a principal vantagem para a população alagoana é saber o quanto está pagando de tributos: "Hoje nós não sabemos, e aí eu falo para você como economista, você não consegue calcular a Carga Tributária brasileira, porque são tantos impostos diretos e indiretos, bitributações que você chega numa estimativa próxima, mas a gente não sabe o tamanho da nossa carga tributária de fato".
Sobre a área de saúde, a secretária falou: "A gente construiu seis hospitais, todos praticamente foram colocados em funcionamento durante pandemia que graças a isso nós tivemos um dos menores índices de morte do mundo e agora a gente tá tendo que reorganizar a rede. Temos aí hospitais contratualizados, temos hospitais municipais que a gente acaba fazendo alguns subsídios e temos os hospitais estaduais, e aí o secretário Gustavo tá liderando isso de uma forma bem técnica, ele que é um médico renovado no sentido de realmente organizar ee estruturar a rede da melhor forma possível para atendimento do cidadão".
Conheça Renata dos Santos
Renata é economista e tem 41 anos, disse estar pronta para o grande desafio que tem pela frente e que, caso precise de ajuda, está disposta a pedir ao ex-secretário em Brasília. Ela é mãe de uma jovem de 24 anos e é formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também trabalhou como assessora da comissão de orçamento na Câmara de Vereadores do Rio.
Em seguida, Renata passou três anos na Sefaz RJ e depois foi aprovada em um concurso da Eletrobrás, onde liderou o Programa Luz para Todos pela área financeira e foi a primeira mulher a ocupar o cargo de gerência deste setor. Depois disso, trabalhou como Secretária Especial do Tesouro na Sefaz de Alagoas por seis anos.
Atualmente, Renata está fazendo mestrado em Administração Pública pela Fucape Business School e está pronta para assumir suas novas responsabilidades como secretária da Fazenda do Estado de Alagoas.onheça Renata dos Santos