Biópsia a vácuo por ultrassonografia amplia opções de exames mamários em Alagoas
Santa Casa de Maceió dispõe da mamotomia; procedimento é minimamente invasivo

A biópsia a vácuo guiada por ultrassonografia, conhecida popularmente como mamotomia, é um tipo de biópsia com capacidade de retirar melhores amostragens de lesões mamárias, quando comparado a biópsia tradicional (corebiopsia), sendo possível, inclusive, retirar toda lesão. Na Santa Casa de Maceió são realizados cinco procedimentos por mês.
O radiologista intervencionista André Vitório explica que, durante o procedimento, o nódulo é localizado por meio de um ultrassom para, então, ser removido por uma agulha assistida por vácuo. Os fragmentos do nódulo são enviados ao departamento de patologia para exame anatomopatológico.
“Mesmo sendo pouco invasiva, a técnica é considerada uma pequena cirurgia que pode ser realizada com aplicação de anestesia local para maior conforto da paciente. Além disso, a paciente não precisa ficar hospitalizada após o procedimento, e nem adotar cuidados pós-operatórios complexos. A biópsia leva em torno de 30 minutos, não tem cortes e é precisa”, disse o especialista.
A mamotomia é indicada para pacientes com nódulos pequenos, entre e 1 a 2 cm; nódulos complexos (sólido-cístico); nódulos intraductais; e lesões não nodulares (distorções arquiteturais).
Em Alagoas, a mamotomia é uma novidade no rol de exames para as mulheres. Considerada um dos métodos mais seguros, eficazes e minimamente invasivos métodos para a remoção e análise de lesões benignas ou malignas das mamas, até pouco tempo, a paciente precisava se dirigir a estados como Pernambuco. Em Maceió, a Santa Casa de Maceió recebe pacientes conveniados de planos de saúde e particulares.
Últimas notícias

Prefeitura alerta para e-mails fraudulentos sobre alvará de funcionamento

Suspeito de descumprir medida protetiva é preso em Rio Largo

Empresário é assassinado dentro de casa no interior de AL e criminoso deixa recado com sangue

Algás impulsiona o uso do GNV em veículos pesados

Acusado de dopar e estuprar jovem no Agreste de AL é considerado foragido da Justiça

Inscrições para cursos do Emprega Mais Alagoas estão abertas para o município de Traipu
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
