Saúde

Biópsia a vácuo por ultrassonografia amplia opções de exames mamários em Alagoas

Santa Casa de Maceió dispõe da mamotomia; procedimento é minimamente invasivo

Por Santa Casa de Maceió 27/07/2023 13h01
Biópsia a vácuo por ultrassonografia amplia opções de exames mamários em Alagoas
Biópsia a vácuo por ultrassonografia amplia opções de exames mamários em Alagoas - Foto: Assessoria

A biópsia a vácuo guiada por ultrassonografia, conhecida popularmente como mamotomia, é um tipo de biópsia com capacidade de retirar melhores amostragens de lesões mamárias, quando comparado a biópsia tradicional (corebiopsia), sendo possível, inclusive, retirar toda lesão. Na Santa Casa de Maceió são realizados cinco procedimentos por mês.

O radiologista intervencionista André Vitório explica que, durante o procedimento, o nódulo é localizado por meio de um ultrassom para, então, ser removido por uma agulha assistida por vácuo. Os fragmentos do nódulo são enviados ao departamento de patologia para exame anatomopatológico.

“Mesmo sendo pouco invasiva, a técnica é considerada uma pequena cirurgia que pode ser realizada com aplicação de anestesia local para maior conforto da paciente. Além disso, a paciente não precisa ficar hospitalizada após o procedimento, e nem adotar cuidados pós-operatórios complexos. A biópsia leva em torno de 30 minutos, não tem cortes e é precisa”, disse o especialista.

A mamotomia é indicada para pacientes com nódulos pequenos, entre e 1 a 2 cm; nódulos complexos (sólido-cístico); nódulos intraductais; e lesões não nodulares (distorções arquiteturais).

Em Alagoas, a mamotomia é uma novidade no rol de exames para as mulheres. Considerada um dos métodos mais seguros, eficazes e minimamente invasivos métodos para a remoção e análise de lesões benignas ou malignas das mamas, até pouco tempo, a paciente precisava se dirigir a estados como Pernambuco. Em Maceió, a Santa Casa de Maceió recebe pacientes conveniados de planos de saúde e particulares.