Biópsia a vácuo por ultrassonografia amplia opções de exames mamários em Alagoas
Santa Casa de Maceió dispõe da mamotomia; procedimento é minimamente invasivo
A biópsia a vácuo guiada por ultrassonografia, conhecida popularmente como mamotomia, é um tipo de biópsia com capacidade de retirar melhores amostragens de lesões mamárias, quando comparado a biópsia tradicional (corebiopsia), sendo possível, inclusive, retirar toda lesão. Na Santa Casa de Maceió são realizados cinco procedimentos por mês.
O radiologista intervencionista André Vitório explica que, durante o procedimento, o nódulo é localizado por meio de um ultrassom para, então, ser removido por uma agulha assistida por vácuo. Os fragmentos do nódulo são enviados ao departamento de patologia para exame anatomopatológico.
“Mesmo sendo pouco invasiva, a técnica é considerada uma pequena cirurgia que pode ser realizada com aplicação de anestesia local para maior conforto da paciente. Além disso, a paciente não precisa ficar hospitalizada após o procedimento, e nem adotar cuidados pós-operatórios complexos. A biópsia leva em torno de 30 minutos, não tem cortes e é precisa”, disse o especialista.
A mamotomia é indicada para pacientes com nódulos pequenos, entre e 1 a 2 cm; nódulos complexos (sólido-cístico); nódulos intraductais; e lesões não nodulares (distorções arquiteturais).
Em Alagoas, a mamotomia é uma novidade no rol de exames para as mulheres. Considerada um dos métodos mais seguros, eficazes e minimamente invasivos métodos para a remoção e análise de lesões benignas ou malignas das mamas, até pouco tempo, a paciente precisava se dirigir a estados como Pernambuco. Em Maceió, a Santa Casa de Maceió recebe pacientes conveniados de planos de saúde e particulares.
Últimas notícias
Exportação de barbatana do tubarão-azul é proibida no Brasil
Governo zera tarifa de importação de 191 bens de capital e informática
STF derruba decisão de Mendonça que prorrogou da CPMI do INSS
Escolas tem até sexta-feira (27) para confirmar participação nos Jogos Estudantis de Alagoas
Paulo Dantas entrega sementes e pavimentação urbana em Dois Riachos
Cibele Moura critica retirada de food trucks da Pajuçara e cobra alternativa viável para trabalhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
