Biópsia a vácuo por ultrassonografia amplia opções de exames mamários em Alagoas
Santa Casa de Maceió dispõe da mamotomia; procedimento é minimamente invasivo
A biópsia a vácuo guiada por ultrassonografia, conhecida popularmente como mamotomia, é um tipo de biópsia com capacidade de retirar melhores amostragens de lesões mamárias, quando comparado a biópsia tradicional (corebiopsia), sendo possível, inclusive, retirar toda lesão. Na Santa Casa de Maceió são realizados cinco procedimentos por mês.
O radiologista intervencionista André Vitório explica que, durante o procedimento, o nódulo é localizado por meio de um ultrassom para, então, ser removido por uma agulha assistida por vácuo. Os fragmentos do nódulo são enviados ao departamento de patologia para exame anatomopatológico.
“Mesmo sendo pouco invasiva, a técnica é considerada uma pequena cirurgia que pode ser realizada com aplicação de anestesia local para maior conforto da paciente. Além disso, a paciente não precisa ficar hospitalizada após o procedimento, e nem adotar cuidados pós-operatórios complexos. A biópsia leva em torno de 30 minutos, não tem cortes e é precisa”, disse o especialista.
A mamotomia é indicada para pacientes com nódulos pequenos, entre e 1 a 2 cm; nódulos complexos (sólido-cístico); nódulos intraductais; e lesões não nodulares (distorções arquiteturais).
Em Alagoas, a mamotomia é uma novidade no rol de exames para as mulheres. Considerada um dos métodos mais seguros, eficazes e minimamente invasivos métodos para a remoção e análise de lesões benignas ou malignas das mamas, até pouco tempo, a paciente precisava se dirigir a estados como Pernambuco. Em Maceió, a Santa Casa de Maceió recebe pacientes conveniados de planos de saúde e particulares.
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
