IMA se pronuncia sobre obra na Garça Torta, em Maceió
O IMA fez imagens aéreas e apuração em terra do local
Nessa terça-feira (1), o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) esteve no local para apurar uma obra de condomínio que estaria aterrando leito de rio no bairro da Garça Torta, em Maceió.
O Ricardo Ceśar, Coordenador de gerenciamento costeiro do IMA, informou o que a fiscalização analisou: "A princípio as imagens comprovam que não houve nenhuma intervenção na área do mangue, nenhum aterro, nem supressão de vegetação de praia."
Após um trator ser flagrado na praia por moradores locais supostamente aterrando leito de rio na segunda-feira (31), o Ministério Público Federal (MPF) acionou órgãos responsáveis nessa terça-feira (1). O IMA afirmou que havia autorizado a reabertura do leito preferencial do riacho, uma vez que a erosão podia afetar os imóveis, agora o órgão continua a investigação de descumprimento da ordem e afirma que o empreendimento pode ser autuado.
O MPF cobrou que, em 48 horas, o IMA tivesse os detalhes todos os detalhes dessa autorização ambiental. Além do IMA, o MPF cobrou informações também da Superintendência de Patrimônio da União (SPU), do Ibama e do condomínio para resolução do carro.