Número de faltas prejudica atendimento em unidades assistenciais da Uncisal
Centro Especializado de Reabilitação e Ambulatório de Especialidades registraram mais de 500 faltosos nos seis primeiros meses deste ano
O elevado número de faltas em consultas e exames previamente agendados tem se tornado um desafio para as unidades assistenciais da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Nos seis primeiros meses deste ano, o Centro Especializado em Reabilitação III (CER III) e o Ambulatório de Especialidades (Ambesp) da Uncisal registraram mais de 500 faltosos, causando prejuízos na oferta dos serviços.
De acordo com Janaina Cajueiro, coordenadora do CER III, entre os meses de janeiro e junho de 2023, foram registradas 280 faltas em serviços como consultas médicas, exames auditivos e atendimentos em reabilitação nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Psicologia. Caso os faltosos informassem previamente as ausências, outros pacientes poderiam ter sido beneficiados pelos serviços da unidade.
A situação se repete no Ambulatório de Especialidades da Uncisal. Conforme Luíza Freitas, supervisora da unidade, somente entre os meses de maio e julho de 2023, foram contabilizadas 217 faltas em consultas agendadas nas mais diversas especialidades médicas. Assim como acontece no CER III, os horários que passaram a ficar vagos poderiam ter sido utilizados para a antecipação de pacientes que aguardam sua vez.
Luíza Freitas ressalta que os pacientes agendados para os serviços da unidade que faltam sem comunicar previamente são penalizados. “Quem falta de forma injustificada, fica impossibilitado de agendar novas consultas pelo período de 30 dias. Somente após esse prazo, nós abrimos as marcações. O sistema bloqueia automaticamente a agenda”, pontua a coordenadora do Ambulatório de Especialidades da Uncisal.
O Ambesp disponibiliza consultas em especialidades médicas como, por exemplo, Clínica Geral, Geneticista, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, entre outras. A marcação da “primeira vez” deve acontecer de forma presencial, na recepção do serviço, com a apresentação de encaminhamento médico e cartão do Sistema Único de Saúde, além de CPF, RG e comprovante de residência. Os retornos podem ser marcados por telefone.
Além do número de faltas em serviços ambulatoriais, unidades de saúde que ofertam serviços específicos também sofrem com o elevado número de faltosos. É o caso do Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), que disponibiliza cerca de 80 tipos de exames, nas áreas de bioquímica, hematologia, microbiologia, urinálise, histopatologia e marcadores tumorais. A unidade realiza cerca de 70 mil exames por mês.
Um levantamento realizado pelo CPML mostrou que aproximadamente 30% dos pacientes previamente agendados para coleta de sangue em junho não compareceram ao laboratório para a coleta de sangue, prejudicando a oferta do serviço.
Últimas notícias
Arapiraca: Trabalhador desmaia após balde com cimento despencar em sua cabeça
Prefeita Ceci participa das prévias carnavalescas de Maceió e destaca respeito às mulheres no carnaval
Povoado Bengo recebe pavimentação, praças e escola construída do zero pela Prefeitura
Equipe de Cowboy se pronuncia sobre proximidade polêmica com Gabriela
Influencer remove costelas e diz ter bebido caldo feito com os ossos
Madrinha de bateria vende gotas de suor para pagar desfile; veja valor
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
